Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Contra desvio de função 30/07/2013 | 12:23

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadores da Latecoere protestam em frente à Embraer

Metalúrgicos denunciam casos de desvio de função no setor aeronáutico

O Sindicato realizou um ato em frente à Embraer, na avenida Faria Lima, nesta segunda-feira, dia 29, para protestar contra empresas do setor aeronáutico que obrigam trabalhadores a realizar funções para as quais não foram contratados.

Essa prática vem sendo aplicada em todas as empresas parceiras da Embraer, como Latecoere, Sobraer, Aernnova e C&D. As empresas pagam salários menores para que os trabalhadores desempenhem funções de nível salarial mais elevado. É o chamado “desvio de função”.

Para o Sindicato, a Embraer está sendo conivente com essas empresas e está na hora de interferir na situação. Por isso, o protesto foi realizado em frente à sede da fabricante de aviões.

Direito à greve

Além de conviver com os problemas de desvio de função, os trabalhadores da Latecoere ainda enfrentam o autoritarismo da empresa. Os metalúrgicos estão em greve desde o dia 15 para reivindicar aumento na PLR. A Latecoere, entretanto, já afirmou que vai descontar os dias parados.

O Sindicato pretende denunciar o caso ao Consulado da França (a Latecoere é uma empresa francesa), ao Ministério Público e à Organização Internacional do Trabalho (OIT), já que a Latecoere está desrespeitando o direito de greve.

“Não vamos aceitar esse total descaso da Latecoere a um direito constitucional dos trabalhadores. Vamos continuar com a paralisação e denunciar a empresa onde for necessário. A greve é um direito nosso e tem de ser respeitado”, afirma o diretor do Sindicato Edmir da Silva.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®