Reunião nacional da CSP-Conlutas 10/07/2013 | 17:33

Categorias impulsionam mobilização do 11 de julho no país

Dia Nacional de Lutas vai levar às ruas as reivindicações da classe trabalhadora

A preparação do dia 11 de julho foi o tema central da reunião nacional da CSP-Conlutas que aconteceu entre os dias 5 e 7, em São Paulo. Em todo país, uma série de entidades de várias categorias já confirmaram participação na mobilização que vai levar às ruas as reivindicações da classe trabalhadora.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos esteve na reunião e confirmou a participação no dia 11. Os informes apresentados por trabalhadores de diversas categorias mostraram que o 11 de julho será um dia nacional de greves e mobilizações.

Também confirmaram atividades no dia 11: metalúrgicos de Minas Gerais, metroviários de São Paulo, operários da construção civil de Suape (PE), do Ceará e do Pará, petroleiros, professores universitários, servidores públicos estaduais e municipais, profissionais da educação estaduais e municipais, gráficos, comerciários, trabalhadores dos Correios, representações de movimentos popular e estudantil.

Os servidores públicos federais, que envolvem a base do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Sinasefe e diversos órgãos federais como IBGE, MTE, Ibama, Ipen, estão aprovando paralisações de até 24 horas. Estudantes ligados à ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre) vão convocar as manifestações de ruas.

As bandeiras são as sete aprovadas de forma consensual com outras centrais sindicais que também participam da mobilização. A elas estão agregadas as reivindicações de cada uma das categorias que saem à luta.

Para o membro da Secretaria Executiva Nacional, Zé Maria de Almeida, a expectativa é que este seja um grande dia luta. “Um dos maiores já realizados neste país”, afirmou.

“É muito positivo que estejamos frente à possibilidade de realização de um grande dia de protestos neste dia 11. Vai implicar em uma integração dos setores mais importantes da classe trabalhadora no processo de mobilização, o que pode dar a ele uma nova perspectiva. A nossa primeira tarefa é, portanto, garantir a greve, ou paralisação em todos os setores onde atuamos. Quanto mais geral for a greve, melhores serão as condições para avançar a luta depois”, afirma a resolução sobre conjuntura nacional e internacional da CSP-Conlutas aprovada pelas entidades na reunião.

Pauta unificada do dia 11 de julho
- Redução das tarifas e melhoria da qualidade dos transportes públicos;
- Aumento nos investimentos da saúde pública;
- Retirada do Projeto de Lei que permite a terceirização de mão de obra em todos os setores (PL 4330/2004);
- Fim dos leilões de petróleo;
- Fim do Fator Previdenciário e valorização das aposentadorias;
- Redução da jornada de trabalho;
- Reforma Agrária.