Redução da tarifa, já! 27/05/2013 | 17:49

Com desoneração, passagens de ônibus têm de ser reduzidas já!

Governo Dilma desonerou as empresas de ônibus em PIS e Cofins

O Governo Federal deve publicar nos próximos dias a medida provisória que desonera as alíquotas de PIS e Confins cobradas das empresas de transporte público e que incidem sobre as passagens de ônibus. Os impostos serão reduzidos de 3,65% para zero. A previsão é de que a medida comece a valer a partir de 1º de junho, também para trens e metrô.

A medida reforça ainda mais a necessidade de que o preço das passagens reajustadas na região seja reduzido.

Em São José dos Campos e Jacareí, as prefeituras autorizaram, no início do ano, o aumento para R$ 3,30 e R$ 3,20, respectivamente. São aumentos abusivos, até mesmo acima da inflação do período, que colocaram o transporte público destas cidades entre os mais caros do país. Os aumentos foram alvos de uma série protestos.

É a segunda vez que o Governo Federal abre mão destes impostos às empresas. A primeira foi com a desoneração de produtos da cesta-básica, anunciada em março.

“As desonerações anunciadas pelo governo Dilma só têm servido para garantir os lucros das empresas. O governo sequer exige garantia de empregos ou redução dos preços. Nesse caso das passagens de ônibus, precisamos exigir a imediata revogação dos reajustes abusivos concedidos pelas prefeituras”, denuncia o diretor do Sindicato Edmir da Silva.