Vamos pra cima! 14/05/2013 | 12:56

Assembleias devem esquentar semana de luta por PLR

Trabalhadores já definiram a pauta de reivindicação e exigem abertura de negociação

A Campanha de PLR entra numa semana de assembleias e de negociações que devem esquentar a luta da categoria. Os trabalhadores já definiram as pautas de reivindicações e exigem a abertura imediata de negociação.

Na zona sul, as assembleias vão pipocar nos próximos dias para garantir que os patrões recebam as Comissões de PLR e o Sindicato. Lá, a maioria das empresas ainda não agendou reuniões. Somente na RFCom e Haldex as negociações estão em andamento.

Em Jacareí, as mobilizações estão acontecendo em diversas fábricas, com reivindicações que vão além da PLR. Há lutas por PCS, transporte, organização de base e equiparação salarial. Esta semana tem rodadas de negociação na Wirex Cable, dia 16, e na Emerson e Armco, no dia 17.

Na DMT, a proposta patronal de R$ 850 foi rejeitada, mas os companheiros conquistaram redução de meia hora na jornada semanal, passando de 41h30 para 41h.

Na Heatcraft, da zona leste, as negociações já começaram, mas até agora a empresa só apresentou proposta rebaixada, que foi rejeitada pelo Sindicato na mesa de negociação.

As discussões
Este vai ser um ano em que os trabalhadores têm de ir pra cima das empresas por uma PLR maior do que a do ano passado. As linhas de produção estão em alta e, consequentemente, os metalúrgicos estão dando duro nas máquinas. Portanto, não há motivos para que os patrões venham com choradeira.

Semana passada, tivemos um importante exemplo de que, com luta, dá pra arrancar uma PLR maior. Na Blue Tech e Sun Tech, as trabalhadoras ameaçaram entrar em greve caso as empresas não aumentassem a proposta. Resultado: em vez de um acordo de R$ 2 mil fechado no ano passado, as companheiras conseguiram aumentar o valor e arrancaram uma PLR de R$ 4.200.

“Vamos seguir o exemplo de luta dessas trabalhadoras e ir pra cima dos patrões. E não vamos reivindicar só PLR. Este ano, nossa luta também tem de ser por direito à organização no local do trabalho”, afirma o diretor José Donizetti de Almeida.