Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Todo nosso apoio! 17/04/2013 | 12:35

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Metalúrgicos da GM de Gravataí fazem paralisação de uma hora

Trabalhadores exigem igualdade salarial e de direitos em relação à planta de São José dos Campos

Os trabalhadores da GM de Gravataí (RS) pararam as atividades por uma hora na última terça-feira, dia 16, em protesto contra a resistência da montadora em atender às reivindicações salariais. Já são 15 dias de negociação e, segundo o sindicato local, existe possibilidade de greve.

Uma nova rodada de negociações está marcada para a próxima terça-feira, dia 23. A principal reivindicação dos gaúchos é isonomia salarial e de direitos em relação aos metalúrgicos de São José dos Campos.

A diferença de piso salarial entre as duas plantas é de 40%. Em São José o piso é de R$ 1.712, enquanto em Gravataí é de apenas R$ 1.022. Além disso, a diferença de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) entre as plantas é de 63%.

Tamanha disparidade revela a política de superexploração da montadora, há muito tempo denunciada por nosso Sindicato, e chama a atenção para a necessidade de um Contrato Coletivo Nacional, que acabe de vez com a política de arrocho salarial e retirada de direitos imposta pelos patrões aos trabalhadores de diferentes regiões do país.

Os gaúchos também reivindicam redução da jornada de 44h para 40h semanais e fornecimento de transporte até o local de trabalho, proposta que já havia sido acertada pela empresa, mas que não foi comprida.

“Somos solidários à luta dos companheiros de Gravataí. Não podemos aceitar esta política de diferenciação da empresa, que vem recebendo uma série de benefícios fiscais do governo Dilma e ampliou a venda de carros no mundo em relação ao ano passado”, avalia o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

GM vende 2,36 milhões de veículos no 1º trimestre
A General Motors vendeu 2,36 milhões de veículos em geral no primeiro trimestre, um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os veículos da marca Chevrolet vendidos totalizaram 1,182 milhão, quase 1% a mais do que os 1,181 milhão vendidos no mesmo período de 2012. O ganho foi alcançado em meio à fraqueza do mercado europeu.
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®