Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

40 Horas já! 16/04/2013 | 12:03

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Sindicato e Embraer discutem sobre redução da jornada

Este será o segundo encontro no Ministério do Trabalho, em São Paulo

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região volta a se reunir com a Embraer, no Ministério do Trabalho, nesta quarta-feira, dia 17, em São Paulo, para discutir a necessidade de redução da jornada de trabalho, sem redução de salários na fábrica.

Esta é uma antiga reivindicação dos funcionários da empresa, aprovada repetidas vezes em assembleia. A Embraer, entretanto, sempre se recusou a atender os trabalhadores.

A empresa tem todas as condições para reduzir a jornada para 40h semanais, a exemplo do que já fazem todas as outras empresas do setor aeronáutico em todo o mundo.

A medida representaria um gasto adicional de apenas 5,8% na folha bruta de pagamento da Embraer e levaria à abertura de 1.199 postos de trabalho, segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatística) – Subseção do Sindicato.

Além disso, o baixo impacto financeiro seria facilmente absorvido pelas medidas de incentivo fiscal à indústria, adotadas pelo governo federal. De acordo com o balanço financeiro de 2012 da Embraer, o lucro cresceu 308%, já os encargos sociais tiveram uma queda de 18,18% em relação a 2011. Recentemente, a presidente Dilma anunciou um novo pacote de benefícios ao setor.

“A Embraer vive um momento de lucros em alta e com fortes incentivos do governo federal. Está na hora desse lucro ser usado em benefício dos trabalhadores, e a redução da jornada seria um importante passo nessa direção”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros da Silva.

A primeira reunião entre Sindicato e Embraer no Ministério do Trabalho aconteceu no dia 30 de janeiro, mas a empresa insistiu na manutenção da jornada de 43 horas. O Sindicato defende a redução para 40 horas semanais, sem redução de salários e direitos.
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®