Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Organização de Base 10/04/2013 | 16:44

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Chegou a hora dos metalúrgicos elegerem as Comissões de PLR

Ao lado do Sindicato, elas representarão os trabalhadores nas mesas de negociação

Com o início da Campanha de PLR 2013, é muito importante que os trabalhadores de todas as fábricas elejam as comissões que irão participar das negociações com o Sindicato e com as empresas. São essas comissões que levarão para as mesas de reunião as informações do “chão de fábrica”, sobre o que de fato está acontecendo nas linhas de produção.

As Comissões de PLR ajudam os negociadores do Sindicato a discutir sobre metas e indicadores, fortalecendo assim os argumentos para conquistar as reivindicações dos trabalhadores. Este ano, já aconteceram eleições, por exemplo, na Haldex, TI Automotive, Heatcraft, Aernnova e Ericsson.

Na Sobraer, os trabalhadores já exigiram, em assembleia, que seja realizada eleição da Comissão de PLR, evitando assim que a própria empresa indique nomes, de forma autoritária. A primeira rodada de negociação acontece nesta quinta-feira, dia 11.

Em algumas fábricas, os próprios cipeiros vão para as mesas de negociação de PLR, já que têm estabilidade e conhecem de perto o dia a dia da produção. É assim que acontece na Delbras e Forming Tubing.

“A participação das comissões dá mais transparência e legitimidade às negociações. Por isso, o Sindicato convoca todos os trabalhadores para elegerem as suas. Dessa forma, teremos ainda mais força para enfrentar os patrões nas mesas de negociação”, afirma o diretor Ademir Tavares da Paixão.

O mandato da Comissão de PLR tem a duração de uma campanha, isto é, termina quando a empresa paga a segunda parcela.

Negociações
Esta semana ainda tem rodadas de negociação com a TI Automotive, Heatcraft e Parker Filtros.

Na Aernnova, os trabalhadores já tiveram uma importante conquista. Eles conseguiram estender o pagamento da PLR para quem se ausentou da fábrica por estar em licença-maternidade, licença-paternidade, acidente de trabalho ou doença ocupacional. Antes, a empresa considerava essas faltas (absenteísmo) como motivo para não pagamento da PLR. As discussões sobre outros pontos continuam no dia 17.

Mas seja qual for a fábrica, a luta dos metalúrgicos será por uma PLR melhor e sem metas.
Na TI, houve reunião, dia 5, entre empresa, Sindicato e a nova Comissão de PLR, eleita dia 25.
Os trabalhadores afirmaram que não vão aceitar metas. Uma nova reunião já ficou agendada para o dia 12. Na Heatcraft, será na mesma data.

Em Jacareí, esta semana aconteceram assembleias na C&D, Emerson e DMT. Em todas elas, os trabalhadores votaram pela abertura imediata de negociações.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®