Luta em defesa do emprego 15/03/2013 | 16:25

Metalúrgicos da GM em lay-off fazem nova passeata

Trabalhadores decidem que vão intensificar mobilizações até 26 de março

Os metalúrgicos da General Motors que estão em lay-off vão pressionar a montadora e a Prefeitura para evitar a demissão de cerca de 600 trabalhadores a partir de 26 de março. Em assembleia, realizada nesta sexta-feira, dia 15, na sede do Sindicato, os trabalhadores decidiram realizar uma nova passeata até a Prefeitura.

O presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, e uma comissão de trabalhadores foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito, Paulo Roitberg, que se comprometeu a entrar em contato com a GM ainda hoje para questioná-la sobre as negociações que foram canceladas pela empresa.

Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Gilberti Cavali, e de Relações do Trabalho, José Luis Nunes.

No acordo assinado no dia 26 de janeiro com o Sindicato dos Metalúrgicos, a GM se comprometeu a reabrir as negociações para colocar em discussão a situação dos funcionários em lay-off. Pelo acordo, o lay-off termina no dia 26 de março.

Entretanto, a GM cancelou todas as reuniões. Está prevista para segunda-feira, dia 18, outra reunião, que ainda não foi confirmada.

Na próxima quarta-feira, dia 20, acontece mais uma assembleia com os trabalhadores, às 9h, na sede do Sindicato.

“A GM está enrolando para iniciar as negociações justamente porque ainda não desistiu das demissões. Mas nós não vamos aceitar isso. Vamos continuar com nossas mobilizações e pedir que a cidade se some à nossa luta. Os governos, tanto municipal quanto estadual e federal, não podem fingir que nada está acontecendo. Chegou a hora de ir pro tudo ou nada. Queremos o retorno de todos os companheiros para a fábrica”, afirma Macapá.

O Sindicato protocolou, na tarde de hoje, uma carta na Prefeitura pedindo uma reunião com o prefeito Carlinhos Almeida. A Câmara Municipal já se colocou à disposição para realizar uma nova audiência pública sobre a situação dos trabalhadores da GM.

Macapá também solicitou que a Prefeitura busque apoio da Secretaria Geral da Presidência da República em favor dos trabalhadores.