Embraer 11/03/2013 | 18:22

Vote Chapa 4 para o Conselho Administrativo da Embraer

Eleição será nesta terça e quarta-feira. Vice-presidente do Sindicato concorre a vaga

Os trabalhadores vão às urnas, nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13, para eleger um dos representantes do Conselho de Administração da Embraer. O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Herbert Claros da Silva, vai concorrer à vaga.

O conselho é formado por 13 membros, sendo que apenas um deles é eleito pelos funcionários da empresa. Os outros são indicados por acionistas. A eleição acontece a cada dois anos.

Os votos serão disputados por três chapas. Duas delas (6 e 8) são apoiadas por membros do atual conselho. A Chapa 4, encabeçada por Herbert, tem o apoio do Sindicato. Inicialmente, havia oito chapas inscritas, mas cinco desistiram.

Embora o Conselho de Administração fique no Brasil, trabalhadores que atuam no exterior também votam. O Sindicato protocolou uma carta junto à direção da Embraer solicitando uma listagem com todos os funcionários que trabalham fora do país. O Sindicato questiona a validade desses votos.

Além do Brasil, a Embraer possui fábricas nos Estados Unidos, França, Portugal, Cingapura, China, Holanda e Irlanda.

“Defendemos um processo eleitoral democrático, transparente. Consideramos que os trabalhadores do exterior não tiveram acesso às propostas apresentadas pelas chapas e isso pode comprometer o resultado da eleição. A Embraer não proporcionou meios para que as propostas chegassem a esses trabalhadores”, afirma Herbert.

Herbert concorre à vaga como titular e divide a Chapa 4 com o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, Fabiano Roque, que concorre à suplência.

As principais bandeiras levantadas pela Chapa 4 são a redução da jornada na Embraer para 40 horas semanais (hoje são 43h) e a defesa do emprego.

A apuração dos votos acontecerá na quinta-feira, dia 14, a partir das 9h.