Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

8 de março 07/03/2013 | 09:37

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Dia da Mulher terá manifestação na Praça Afonso Pena

Ato será pelo fim da violência e por ampliação de direitos

Mulheres trabalhadoras participam, nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, de um ato unificado na Praça Afonso Pena, a partir das 9h. O ato será uma manifestação pelo fim da violência contra a mulher, mas também por ampliação de direitos.

A mobilização está sendo organizada por movimentos sindicais e sociais. Fazem parte da organização do ato o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Movimento Mulheres em Luta, Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Associação Democrática dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas (ADMAP), Oposição Alternativa da Apeoesp e Associação Democrática Por Moradia e Direitos sociais (Pinheirinho).

As entidades organizadoras pretendem entregar uma pauta de reivindicações ao prefeito Carlinhos Almeida, incluindo:

- Por mais creches em período integral que atendam filhos de todos os trabalhadores, mesmo que estejam desempregados.

- Construção de casa abrigo.

- Delegacia da Mulher 24 horas, sete dias por semana.

- Mais moradias populares.

- Reajuste do aluguel social para os ex-moradores do Pinheirinho.

- Mais escolas do ensino fundamental com aulas em período integral.

- Saúde da mulher (construção do Hospital da Mulher, fim da fila de espera para exames ginecológicos, política de educação sexual em todas as escolas públicas, distribuição gratuita e sem burocracia de métodos contraceptivos e preservativos).

Contra a retirada de direitos
Também haverá protestos contra o ACE (Acordo Coletivo Especial), proposta que está em discussão em Brasília e prevê a flexibilização de direitos trabalhistas.

Pelo ACE, acordos negociados entre empresas e sindicatos poderão se sobrepor à CLT, inclusive determinando a redução de direitos. Caso seja aprovado, o ACE colocará em jogo direitos históricos, que afetam diretamente as trabalhadoras, como a licença-maternidade.

Teatro nas fábricas
O grupo de teatro “As Mal Amadas” vai apresentar, nos dias 7 e 8, uma peça em frente às fábricas Sun Tech, em São José dos Campos, e Blue Tech, em Caçapava. As duas empresas são formadas, principalmente por mulheres. O grupo vai se apresentar a convite do Sindicato dos Metalúrgicos.

O grupo é de São Paulo e é formado por atrizes profissionais e por mulheres que já foram vítimas de violência e que hoje levam o tema para os palcos.

Esta semana, trabalhadoras da Sun Tech entraram em estado de greve para protestar contra casos de assédio moral e sexual dentro da fábrica.
 


 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®