Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Violência contra a mulher 05/03/2013 | 12:38

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Trabalhadoras da Sun Tech entram em estado de greve contra o assédio moral e sexual

Decisão foi tomada para pressionar a empresa a tomar medidas contra esse tipo de violência

As trabalhadoras da Sun Tech, fábrica da Zona Leste, entraram em estado de greve nesta terça-feira, dia 5. A decisão foi tomada em assembleia como forma de pressionar a empresa a abrir discussão sobre os recentes casos de assédio moral e sexual por parte da chefia contra as metalúrgicas.

Elas exigem que a empresa tome medidas enérgicas para impedir esse tipo de atitude. Uma reunião foi agendada para a próxima quarta-feira, dia 6, com a participação do Sindicato e de uma comissão de cipeiras.

Desde o ano passado, o Sindicato recebe denúncias de casos de assédio moral na Sun Tech. Os relatos dão conta de que os líderes e o técnico de segurança do trabalho gritam com as trabalhadoras, reclamam da vestimenta usada pelas grávidas, ameaçam e impedem o devido exercício do mandato das cipeiras.

A gota d’água aconteceu na última semana, após o relato de um caso de assédio sexual contra uma das companheiras.

“O enfrentamento à violência contra a mulher é um dos principais desafios da categoria metalúrgica. Não podemos baixar a cabeça, é preciso vencer o medo e denunciar quando isso acontece”, afirma a diretora sindical Rosângela Calzavara.

“O basta dado pelas trabalhadoras da Sun Tech é um exemplo e serve de aviso a todos os patrões que praticam ou são coniventes com o assédio”, completa.

Uma nova assembleia será realizada com as trabalhadoras do segundo turno.

A Sun Tech é do setor eletroeletrônico e possui cerca de 250 trabalhadoras.
 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®