Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Reunião no Sindicato 30/05/2011 | 13:53

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Conselho de Representantes reúne 70 trabalhadores no Sindicato

Campanha de PLR, lutas da categoria e a eleição do Conselho Editorial foram temas da reunião, ocorrida no último sábado, dia 28

Cipeiros, delegados sindicais, diretores do Sindicato e ativistas em geral encheram o salão de assembleias do Sindicato no último sábado, dia 28, para a reunião periódica do Conselho de Representantes da entidade. Estiveram presentes cerca de 70 trabalhadores, de 25 empresas da categoria.

O número de conselheiros presentes e a diversidade de fábricas representadas garantiu uma boa reunião, na qual os trabalhadores puderam discutir vários assuntos em andamento na categoria. A conjuntura nacional e internacional, a campanha de PLR, as lutas da categoria e questões específicas de empresas da base foram alguns dos principais temas discutidos.

CONFIRA ABAIXO EM "ARQUIVOS PARA DOWNLOAD" AS MOÇÕES APROVADAS NESTA REUNIÃO DO CONSELHO.

O membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Paulo Barela iniciou a reunião falando sobre a situação mundial e nacional. O desenrolar da crise econômica, as lutas e revoluções em curso na Europa e Oriente Médio, a crise política no Brasil em torno do escândalo envolvendo o ministro Antonio Palocci e as medidas prejudiciais aos trabalhadores que vem sendo tomadas pelo governo Dilma, marcaram a fala de Barela.

Ele reafirmou a necessidade de unificação das lutas. “Diversas categorias estão realizando greves ou mobilizações neste momento. Professores, servidores públicos federais e municipais, metalúrgicos, metroviários, condutores e outros. A classe trabalhadora deve buscar unificar essas lutas e fortalecer a mobilização contra os ataques dos governos e patrões”, disse.

Campanha de PLR
Após o informe do integrante da CSP-Conlutas, os trabalhadores puderam falar da situação nas fábricas da categoria. As lutas em andamento e a campanha de PLR marcaram as falas dos ativistas.

A greve da Heatcraft, o estado de mobilização em empresas como Eaton, Schrader e MWL, além de lutas específicas em fábricas como na Everel, Avibras, Graúna e Swissbras foram discutidas.

Falando da campanha de PLR, o cipeiro da GM Célio lembrou a forte mobilização na montadora que garantiu a conquista de uma PLR 30% maior. “É só com luta que conquistamos. Mesmo assim, o Leão já comeu uma boa parte de nossa PLR com o desconto do Imposto de Renda. Aliás, na verdade sabemos que não é participação nos lucros de verdade. Se fosse, seria bem maior, pois a GM lucra demais. Por isso, nossa luta tem de ser constante contra os patrões e também contra o governo”, disse.

Conselho Editorial é eleito
Os trabalhadores também elegeram o novo Conselho Editorial do Sindicato. Este Conselho tem o objetivo de democratizar a comunicação do Sindicato ao integrar os ativistas e trabalhadores da categoria com o departamento de Comunicação.

Sua função é avaliar o Jornal do Metalúrgico e outros meios de comunicação produzidos, visando enriquecer e contribuir para que os materiais da entidade atendam às necessidades do trabalhador e seja instrumento para fortalecer a organização e as lutas da categoria.

Foram eleitos 15 metalúrgicos e metalúrgicas de 12 empresas da base. O Conselho Editorial se reunirá bimestralmente, aos sábados.

CONFIRA ABAIXO EM "ARQUIVOS PARA DOWNLOAD" AS MOÇÕES APROVADAS NESTA REUNIÃO DO CONSELHO.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2018 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®