Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

FGTS 06/02/2013 | 12:22

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Ex-trabalhadores da GM discutem planos Collor e Verão

Próxima assembleia será no dia 21 de fevereiro, às 9h, no Sindicato

Ex-trabalhadores da General Motors deram o aval para que o Sindicato conclua as negociações que irão definir o pagamento da correção da inflação sobre a multa de 40%, nos planos Verão e Collor. A decisão foi tomada em assembleia, nesta quarta-feira, dia 6, na sede do Sindicato. Terão direito a receber aqueles que trabalhavam na fábrica entre fevereiro de 1989 e março de 1990 e foram demitidos até março de 2006.

Embora a Justiça já tenha determinado que a GM pague as perdas a seus ex-funcionários, ainda é preciso finalizar os cálculos sobre os valores e chegar a uma listagem sobre os nomes dos beneficiários. Uma nova assembleia já está marcada para o dia 21 de fevereiro, às 9h.

O pagamento das perdas é resultado de ações movidas pelo Sindicato contra a GM, que na época dos planos Verão (1989) e Collor (1990) não fez a correção inflacionária sobre a multa de 40% do FGTS.

“Esta correção é um direito de todos os trabalhadores do país, mas nem todos os Sindicatos moveram ações em benefício das categorias. A GM, assim como todas as empresas, têm a obrigação de pagar aquilo que já foi, inclusive, determinado pela Justiça”, afirma o diretor do Sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Companheiros de luta
Durante a assembleia, o salão do Sindicato ficou lotado de metalúrgicos aposentados, com histórias de luta e ainda com muita disposição de exigir seus direitos. Muitos deles participaram de mobilizações históricas, como as grandes greves de 1985 e 1990.

“É um orgulho ver este salão novamente lotado, com companheiros que já passaram por aqui por tantos anos e tiveram trajetórias vitoriosas. São pessoas que servem de exemplo para a nova geração”, afirmou o ex-presidente do Sindicato, Toninho Ferreira.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®