Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Planos Collor e Verão 01/02/2013 | 15:52

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Dia 6, assembleia discute FGTS de ex-trabalhadores da GM

Cerca de 6 mil trabalhadores devem ser beneficiados por processo

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região realiza, na próxima quarta-feira, dia 6, uma assembleia com ex-trabalhadores da General Motors para informar sobre o pagamento da correção da inflação referente às perdas dos planos Collor (1990) e Verão (1989) sobre a multa de 40% do FGTS.

Devem comparecer ex-funcionários da GM que estavam na fábrica entre fevereiro de 1989 e março de 1990 e foram demitidos até março de 2006. Cerca de seis mil pessoas deverão ser beneficiadas pelos processos movidos pelo Sindicato.

O Sindicato entrou com uma ação coletiva na Justiça, em 2003, cobrando a correção da inflação sobre a multa de 40% do FGTS para os demitidos naquele período.

A sentença favorável aos trabalhadores foi dada pela Justiça do Trabalho de São José dos Campos há cerca de seis anos. Mas em razão do alto número de trabalhadores beneficiados, o cálculo demorou três anos para ser concluído.

Para que o pagamento seja efetuado, é necessária a homologação judiciária, o que deve acontecer nos próximos meses. O valor das indenizações varia de acordo com cada trabalhador.

A assembleia de quarta-feira será, às 9h, na sede do Sindicato, para que sejam esclarecidas todas as dúvidas em relação ao processo.

Planos Collor e Verão
Os planos Collor e Verão fazem parte de uma série de medidas econômicas adotadas pelos governos de José Sarney e Fernando Collor em meio à crise inflacionária do período.

Em 2001, o governo federal firmou um acordo com a Caixa Econômica Federal, que pagou aos trabalhadores o montante referente às perdas inflacionárias acumuladas ao longo de doze anos (1989-2001) sobre o valor total do Fundo de Garantia.

Como este acordo não incluía a correção da multa de 40%, o Sindicato entrou na Justiça cobrando a diferença das empresas. Em nossa categoria, o pagamento já foi feito pela Embraer e pela Eaton.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®