NOTA OFICIAL 16/01/2013 | 19:38

Ministérios participarão de nova reunião entre Sindicato e GM

Encontro será na sexta-feira, dia 18, e dará continuidade às negociações em defesa do emprego

A reunião entre Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a General Motors terminou sem acordo, nesta quarta-feira, dia 16. A montadora permanece com seus planos de demitir 1.500 trabalhadores a partir de 26 de janeiro, rejeitando todas as propostas apresentadas pelo Sindicato.

A pedido do Sindicato, a próxima reunião, marcada para sexta-feira, dia 18, às 9h, terá a participação de representantes dos Ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O local ainda não foi definido. A última reunião está marcada para o dia 23, portanto três dias antes do fim do acordo que suspendeu as demissões.

Todos à assembleia nesta quinta-feira

Nesta quinta, dia 17, trabalhadores da GM que estão em lay-off realizam assembleia na sede do Sindicato, a partir das 9h, para discutir sobre as próximas atividades da luta em defesa do emprego. Os trabalhadores que estarão em aula no Senai poderão usar as vans disponibilizadas pelo Sindicato para participar da assembleia.

Hoje, foram mais de nove horas de negociação, mas a empresa insistiu em discutir apenas sobre as demissões.

“Voltamos a apresentar nossas propostas, mas a GM está intransigente. Esperamos que, com a participação dos ministérios na próxima reunião, a montadora aceite dialogar e deixe a intransigência de lado. O governo federal tem de pressionar a GM a abandonar esse plano de demissões, já que, como todo setor automotivo, a empresa vem recebendo constantes incentivos fiscais”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.

"A mobilização dos trabalhadores para garantir a manutenção de todos os postos de trabalho é fundamental. Por isso, convocamos a participação de todos que estão em lay-off, bem como os trabalhadores do 2º turno a comparecerem nesta quinta, às 9h, no Sindicato", disse Macapá.

Entre as propostas apresentadas à GM pelo Sindicato, estão a continuidade da produção do Classic na fábrica de São José dos Campos, novos investimentos na fábrica e produção local de modelos que hoje são importados.