Em defesa dos empregos 10/01/2013 | 16:00

Mais de 4 mil metalúrgicos da GM fazem dia de manifestação

Após atos na porta da fábrica de pelas ruas da cidade, trabalhadores foram recebidos pelo prefeito

Os metalúrgicos da General Motors realizaram um dia de forte mobilização em defesa dos empregos nesta quinta-feira, dia 10. Pela manhã, cerca de 4 mil trabalhadores fizeram uma manifestação na porta da fábrica em repúdio aos planos de demissão em massa da montadora.

Foi votada a intensificação da Campanha em Defesa dos Empregos com uma série de ações até o dia 26 de janeiro, quando acaba o acordo que suspendeu as demissões.

A mesma postura foi assumida pelos trabalhadores em lay-off, na assembleia realizada por volta das 9h, na sede do Sindicato. Após a votação, cerca de 500 metalúrgicos e familiares saíram em passeata pelas ruas da cidade, com destino ao Paço Municipal.

Faixas denunciaram a tragédia social que as 1.500 demissões causarão à cidade e cobraram a intervenção do prefeito Carlinhos de Almeida (PT) e da presidente Dilma.

Mesmo sob chuva, os metalúrgicos não desanimaram e demonstraram muita disposição de luta. Ao longo da marcha, os joseenses demonstraram solidariedade à luta contra o desemprego. Cada demissão na GM deve fechar outros sete postos de trabalho na cidade, com consequências negativas para as famílias e para a economia da região.

Representantes dos sindicatos dos Correios, Admap, Químicos, da Alimentação, Condutores e Servidores de Jacareí também participaram do ato em sinal de solidariedade. Junto a outras entidades, eles devem fortalecer os próximos passos da Campanha.

Ao chegar à Prefeitura, por volta das 11h30, os metalúrgicos se surpreenderam ao encontrar os portões fechados, uma vez que o Sindicato já havia solicitado, em ofício, reunião com o prefeito. Após pressão e aos gritos de “Carlinhos, abre o portão, aqui fora só tem peão”, uma comissão de trabalhadores foi recebida.

Reunião na Prefeitura
Membros do Sindicato, da CSP-Conlutas e trabalhadores em lay-off foram recebidos por Carlinhos Almeida, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cavali, pelo Chefe de Gabinete, Paulo Roitberg. Também participaram da reunião uma comissão de vereadores, entre eles, a presidente da Câmara, Amélia Naomi (PT).

Os metalúrgicos cobram que Carlinhos cumpra com a promessa de campanha e assuma a defesa da manutenção dos postos de trabalho na GM e que busque o apoio da presidente Dilma Rousseff neste sentido.

“Acreditamos que, neste momento, um pronunciamento contundente do prefeito contra os cortes seria um importante apoio político na defesa dos empregos”, afirmou o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Carlinhos manifestou preocupação quando às demissões e afirmou que vai manter uma postura de “procurar mediar as negociações entre a montadora e o Sindicato”. O petista deve reunir-se com a direção da montadora na próxima semana para discutir o assunto.

Também ficou acertada a realização de uma audiência pública na Câmara para debater a questão dos empregos. A vereadora Amélia Naomi comprometeu-se a convocar representantes do Sindicato e da empresa para expor seus argumentos à sociedade.

“Foi importante que Carlinhos tenha recebido os trabalhadores. Mas esperamos ações concretas e nossa luta continua. Somente a mobilização e o apoio de toda a população poderão garantir os empregos. A partir de agora, a guerra contra as demissões será permanente na cidade, até que a GM desista dos planos de demitir 1.500 pais de família”, afirmou Macapá.

A próxima negociação entre Sindicato e a GM acontece no dia 16 de janeiro.

Confira a galeria de fotos do dia de mobilização

Curta a página da campanha Em defesa dos empregos na GM no Facebook.