Mordida do Leão 09/01/2013 | 16:32

Isenção de Imposto de Renda sobre PLR é parcial

Somente valores de PLR até R$ 6 mil estão isentos de IR. Acima, desconto é progressivo

A partir deste ano, os trabalhadores que recebem PLR de até R$ 6 mil estão isentos de pagar Imposto de Renda (IR). A Medida Provisória que regulamenta a mudança foi assinada pela presidente Dilma no final de dezembro.

A nova medida minimizou a mordida do Leão sobre o bolso dos trabalhadores, mas está longe de acabar com a desigualdade fiscal no país.

Sempre foi uma reivindicação histórica dos trabalhadores, a isenção total do IR sobre a participação nos lucros. Mas essa bandeira foi abandonada pelas centrais governistas, CUT e Força Sindical, que negociaram o valor limite de R$ 6 mil com o Governo.

O fato é que os brasileiros já pagam uma alta carga de impostos sobre os salários, 13º, férias e, portanto, deveriam ser totalmente isentos de pagar IR sobre a PLR. Sem a cobrança do imposto, mais de R$ 1,6 bilhão ficariam nas mãos da classe trabalhadora.

“Sabemos que no Brasil, os impostos incidem de forma mais pesada sobre os trabalhadores. Por isso, lutamos para que a PLR fique integralmente nas mãos de quem trabalha e seja incorporada aos salários, pois a remuneração flexível só beneficia aos patrões”, afirma o diretor do Sindicato, José Dantas Sobrinho.

Veja como ficou a nova tabela de IR
Até R$ 6 mil – isento
De R$ 6.001 a R$ 9 mil – IR de 7,5%
De R$ 9.001 a R$ 12 mil – IR de 15%
De R$ 12.001 a R$ 15 mil – IR de 22,5%
Acima de R$ 15 mil – IR de 27,5%

A alíquota é progressiva, ou seja, para quem ganha mais de R$ 6 mil, elas vão incidir sobre a diferença em relação à parcela isenta, para cada faixa de cobrança.

Sendo assim, um metalúrgico que recebe PLR de R$ 7 mil, por exemplo, estará isento sobre a parcela de R$ 6 mil, e pagará 7,5% sobre R$ 1 mil.