Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Ataque à Previdência 19/12/2012 | 10:48

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Governo e centrais pelegas negociam Fator 85/95

Faltando poucos dias para o final do ano, o Congresso adiou a votação do fim do Fator Previdenciário. Objetivo é aprovar novo ataque em 2013

Apesar da pressão dos trabalhadores de todo o país, o Congresso dá sinais de que a votação do projeto que prevê o fim do Fator Previdenciário ficará para 2013, como quer o governo Dilma.

O governo resiste em acabar com o Fator Previdenciário, mecanismo criado no governo FHC, para adiar e diminuir os valores das aposentadorias. O fim do Fator chegou a ser votado durante o governo Lula, mas, o então presidente, vetou a medida.

Governo, deputados e centrais como a CUT, Força Sindical e CTB negociam a substituição do Fator Previdenciário por uma nova fórmula: o Fator 85/95

Os trabalhadores não podem, no entanto, criar ilusão com essa suposta mudança. O Fator 85/95 é ainda mais prejudicial aos trabalhadores.

Através desse mecanismo, só poderão se aposentar os homens cuja soma de idade e tempo de contribuição atinja 95 anos, e as mulheres cuja soma atinja 85 anos, forçando os trabalhadores a se aposentarem ainda mais tarde. O governo Dilma quer uma fórmula ainda pior: 95 anos para as mulheres, 105 anos para os homens.

O discurso do governo é o mesmo de sempre: que há déficit na Previdência. Porém, tem concedido benefícios cada vez maiores aos empresários, como a desoneração da folha de pagamento das empresas. Somente com essa medida, a Previdência Social deixará de arrecadar R$ 21,57 bilhões.

“O governo também utiliza parte dos recursos da Previdência para pagar juros da Dívida, ou seja, ataca a aposentadoria dos trabalhadores para garantir o pagamento dos banqueiros e lucros dos patrões”, afirma o diretor do Sindicato, José Dantas Sobrinho.

“Lamentavelmente, as centrais governistas como CUT, Força e CTB apoiam o Fator 85/95 que, na prática, também é um grave ataque à aposentadoria”, explica Dantas. “Em 2013, os trabalhadores devem estar preparados. Será necessário muita luta para barrar esses ataques”, concluiu.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®