Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Alemanha 12/12/2012 | 09:19

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM anuncia fechamento da unidade Opel até 2016

Montadora avança na reestruturação produtiva, cortando trabalho, direitos e salários

A General Motors confirmou na última segunda-feira, dia 10, o fechamento da Opel, unidade instalada na cidade de Bochum, na Alemanha. A produção de veículos será encerrada em 2016, quando a fábrica será transformada em uma unidade de logística.

Com o fechamento, os 5 mil trabalhadores da planta serão demitidos, apesar de todas as negociações e concessões feitas pelo sindicato local. Outros 45 mil postos de trabalho indiretos podem ser fechados.

O anúncio do fechamento da fábrica é mais uma demonstração de que a montadora pretende aumentar seus lucros penalizando e aumentando a exploração dos trabalhadores de suas fábricas em todo o mundo.

Atualmente, a Opel produz a Zafira Tourer. A próxima geração do modelo deve ter a produção transferida para outra planta da montadora, como manda seu projeto de reestruturação produtiva, que visa reduzir postos de trabalho, rebaixar salários e direitos.

Unidade internacional contra as demissões
No último mês, o vice-presidente de Comissão de Fábrica da Opel, Stefen Reichelt, esteve em São José, durante a Reunião Internacional de organizações dos trabalhadores da GM, organizada pelo Sindicato. Na ocasião, Reichelt defendeu a necessidade de todos os trabalhadores da GM se unirem contra os ataques da empresa.

“Os ataques da GM são os mesmos no Brasil, na Europa, em todos os países. A montadora pretende fazer com que os trabalhadores briguem entre si pelos empregos, mas não vamos cair neste jogo. Nossa luta é uma só, contra os ataques da montadora e em defesa dos direitos,” afirma o presidente do Sindicato Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®