Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Sexta-feira, 19h 22/11/2012 | 13:40

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Com palestra, Sindicato lança nova Secretaria da Mulher

Atividades vão marcar o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher

O Sindicato promove, nesta sexta-feira, dia 23, a palestra “Mulheres na luta contra a violência e a retirada de direitos”. O evento acontece na sede, às 19h, e dá início à nova fase da Secretaria da Mulher Trabalhadora.

As atividades marcam o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 novembro, e devem fortalecer a organização das companheiras metalúrgicas contra a opressão e a exploração.

Para unir cada vez mais companheiras, a Secretaria da Mulher foi reformulada e passa agora a contar não apenas com sindicalistas, mas também com trabalhadoras da base. A intenção é ampliar as atividades já desenvolvidas, como palestras, encontros e mobilizações pela conquista de novos direitos.

Violência na região
Assim como em todo Brasil, as mulheres do Vale do Paraíba são marcadas por uma dura realidade. Nas fábricas da região, os assédios moral e sexual são crescentes, assim como os casos de agressão física, muitas vezes, cometidos pelos próprios parceiros.

Segundo o Departamento de Polícia Judiciária do Interior, em 2011 foram registradas 16.227 ocorrências nas DDM (Delegacias de Defesa da Mulher) da região. Deste total, 4.822 são denúncias de lesão corporal ou estupro.

Por outro lado, a estrutura voltada para o amparo de mulheres agredidas é pouca e precária. Nas 39 cidades da região, existem apenas 10 DDMs e nenhuma Casa Abrigo.

(Veja mais informações abaixo, no Boletim da Mulher Metalúrgica)

Lutar é o caminho
O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher homenageia três irmãs e ativistas políticas da República Dominicana (Patrícia, Minerva e Maria Teresa Mirabal), assassinadas em 1961 por lutarem contra a ditadura de Leonidas Trujillo.

O caminho traçado por essas lutadoras é um exemplo que deve ser seguido por todas as mulheres que buscam se libertar da opressão e da exploração.

“Chamamos todas as companheiras a se incorporarem à nova Secretaria, unindo-se à nossa luta contra os ataques e a retirada de direitos”, convoca a diretora do Sindicato Rosângela Calzavara.

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®