Reunião Internacional 21/11/2012 | 19:04

Dirigentes assinam declaração contra demissões na GM

Documento foi resultado da Reunião Internacional ocorrida em São José dos Campos

Os dirigentes sindicais que participaram, nesta quarta-feira, dia 21, da reunião internacional sobre a situação dos trabalhadores da General Motors redigiram uma Declaração Política para ser entregue à direção da montadora e aos governos.

O documento traz cinco pontos a serem defendidos por todos os trabalhadores da GM na Europa e América Latina. Além disso, também ficou definida a organização do “Janeiro Vermelho”, em São José dos Campos, como forma de pressionar a empresa a abolir o plano de demissão em massa na cidade.

A reunião internacional aconteceu em São José dos Campos e contou com a participação de dirigentes sindicais da Espanha, Alemanha, Colômbia e Brasil. Durante todo o dia de hoje, os participantes relataram os ataques vividos pelos trabalhadores da GM em seus países e discutiram formas de resistência.

Na declaração política, os dirigentes defendem:
- Unidade e luta contra demissões e fechamento de fábricas da General Motors no mundo.
- Estabilidade no emprego.
- Por melhores condições de trabalho, salário e direitos.
- Contra os ataques aos lesionados, em defesa da saúde e segurança no trabalho.
- Liberdade de organização sindical.

A partir da reunião, devem acontecer atividades coordenadas de lutas internacionais contra os ataques da GM e ações de solidariedade aos trabalhadores da montadora ao redor do mundo. A iminência de fechamento de fábricas, desrespeito aos direitos dos lesionados e condições precárias de trabalho foram algumas das denúncias apresentadas pelos companheiros.

“Vamos estender essa declaração para outros sindicatos que não puderam comparecer à reunião, mas já manifestaram apoio à nossa luta. O plano de reestruturação da GM é um problema que atinge todas as fábricas da multinacional e que precisa ser barrado. Queremos tornar esta declaração pública, encaminhá-la aos governos onde existe a montadora, mas, especialmente, entregar à própria GM para que fique bem claro que os trabalhadores estão ganhando força e que não se dobrarão a seus ataques”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antonio Ferreira de Barros.

Janeiro vermelho
O Sindicato dos Metalúrgicos vem realizando, desde agosto, uma série de negociações com a General Motors, como tentativa para barrar o plano da montadora em demitir 1.840 trabalhadores a partir de 26 de janeiro de 2013. As reuniões, entretanto, têm tido poucos avanços.

“A GM permanece com o propósito de fechar o setor MVA (Montagem de Veículos Automotores) e realizar as demissões, apesar de todas as alternativas que já apresentamos. Por isso, não podemos apenas esperar pelo fim das negociações. Vamos intensificar as atividades para envolver toda a sociedade nesta luta”, disse Antonio Ferreira.

A intensificação dessas atividades vai acontecer em janeiro de 2013, que será chamado de “Janeiro Vermelho”, com fortes mobilizações em São José dos Campos. A atividade será apoiada por todas as entidades participantes da reunião internacional.

Leia mais sobre o Encontro Internacional:

Manifesto da Reunião Internacional sobre a GM

Sindicalistas defendem luta internacional por direitos

Sindicalistas estrangeiros participam de assembleia na GM

Entidades expressão solidariedade internacional