Aposentadoria 21/11/2012 | 14:46

Fim do Fator Previdenciário será votado nos próximos dias. Dia 28, todos a Brasilia!

Fórmula traz perdas de até 40% nos benefícios pagos aos aposentados

O projeto que extingue o fator previdenciário deve entrar na pauta da Câmara dos Deputados nos próximos dias. O fator altera o cálculo para a aposentadoria dos trabalhadores e pode reduzir em até 40% o benefício a ser recebido.

O mecanismo leva em conta a idade do trabalhador ao pedir a aposentadoria, o tempo de contribuição e a expectativa de vida. Quanto menor a idade da pessoa ao se aposentar, menor será o valor do benefício.

Mas se o Fator Previdenciário já é ruim, pode ficar ainda pior. Para substituí-lo, o governo pretende implementar o Fator 85/95, em que a soma de tempo de contribuição e idade chega a 85 anos no caso das mulheres e a 95 anos no caso dos homens.

O secretário-geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha, participou, no último dia 19, de uma Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado, sobre o Fator Previdenciário.

Em sua declaração na mesa, Mancha deixou claro que tanto a fórmula 85/95 quanto o Fator Previdenciário representam graves ataques aos aposentados.

“Algumas centrais sindicais dizem que o 85/95 é melhor, mas isso não é verdade. Os trabalhadores estão sendo assaltados em seus direitos, e isso não podemos aceitar. O governo diz que não tem dinheiro para a Previdência, mas ao mesmo tempo desonera a folha de pagamento e dá benefícios fiscais para a indústria. Não estamos reivindicando nada absurdo. Queremos apenas receber o que é nosso por direito”, disse Mancha.

Ato no dia 28
No dia 28, haverá um ato político, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para exigir a anulação da Reforma da Previdência, o fim do Fator Previdenciário, contra a implantação da fórmula 85/95 e contra o Acordo Coletivo Especial (ACE). A manifestação está sendo organizada por várias entidades.

A CSP-Conlutas e o nosso Sindicato estão organizando caravanas para levar trabalhadores e aposentados ao ato. Quem quiser participar deve entrar em contato com a Secretaria de Organização de Base (3946-5308) até o dia 26.