Reunião Internacional 19/11/2012 | 19:41

Entidades expressam solidariedade internacional

Organizações apoiam luta do Sindicato em defesa dos empregos na GM

A poucas horas do início da Reunião Internacional que discutirá ações contra as investidas da GM contra os empregos no Brasil e em outras partes do mundo, o Sindicato tem recebido de organizações internacionais cartas de solidariedade dirigidas aos trabalhadores da unidade de São José dos Campos.

De Rüsselsheim, na Alemanha, o Fórum Europeu de Empregados da GM (GM European Employee Forum) enviou uma carta condenando os planos da montadora em nosso país.

"O nosso Fórum desaprova fortemente o plano da GM de fechar uma planta no Brasil", diz trecho da correspondência, originalmente escrita em inglês.

"O Fórum Europeu dos Empregados da GM está pedindo à administração da empresa para assumir a sua responsabilidade pelos trabalhadores brasileiros. Não há razão para tal política com mais e mais carros sendo vendidos no Brasil, com o governo do Brasil proporcionando benefícios fiscais à empresa e o fato de que a companhia importar veículos para o mercado brasileiro", continua o texto.

A carta foi assinada por 24 dirigentes sindicais de sindicatos da Alemanha, Reino Unido, Espanha, Polônia, Austria, França, Hungria, Itália e Holanda.

Os trabalhadores da GM da Rússia também expressaram sua solidariedade aos brasileiros. O comitê sindical da GM no país (GM Auto Trade Union Committee) enviou carta apoiando a luta travada em São José dos Campos em defesa dos empregos.

"Entendemos que, se hoje vocês enfrentam esse problema, amanhã será a nossa vez. Somente a solidariedade pode nos ajudar a vencer", diz uma parte do texto, enviado em russo e em inglês.

O Sindicato continua recebendo moções de solidariedade de organizações de outros países, que devem ser enviadas ao email secretaria@sindmetalsjc.org.br.

Clique nos links abaixo (quadro preto) para baixar as cartas na íntegra.

Reunião Internacional
Nesta segunda-feira, já começaram a chegar alguns dirigentes sindicais que participam da Reunião Internacional entre trabalhadores da GM.

Para o encontro, que acontece nesta terça e quarta-feira, são esperados representantes dos trabalhadores da GM da Alemanha, Espanha, Colômbia e Brasil.

No evento, será discutida a situação na GM e o plano de reestruturação que vem sendo implementado pela empresa em todo o mundo, com demissões, fechamento de plantas e ataques aos direitos. A intenção é fortalecer a solidariedade internacional, em especial aos trabalhadores da montadora em São José dos Campos, e planejar ações conjuntas.

A programação prevê visita e atividades em fábricas metalúrgicas, na terça, e a realização da reunião na quarta-feira, dia 21, no Hotel Dan Inn.

A atividade é organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e pela CSP-Conlutas.