Dias 20 e 21 14/11/2012 | 12:33

Reunião internacional em São José discute situação na GM

Em atividade organizada por nosso Sindicato, dirigentes sindicais da Alemanha, Espanha e Colômbia estarão em São José na próxima semana

Dirigentes sindicais da General Motors da Alemanha, Espanha, Colômbia e Brasil participam na próxima semana, nos dias 20 e 21, de uma reunião internacional em São José dos Campos. A atividade é organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e pela CSP-Conlutas.

No encontro, será discutida a situação na GM e o plano de reestruturação que vem sendo implementado pela empresa em todo o mundo, com demissões, fechamento de plantas e ataques aos direitos. A intenção é fortalecer a solidariedade internacional, em especial aos trabalhadores da montadora em São José dos Campos, e planejar ações conjuntas.

A programação prevê visita e atividades em fábricas metalúrgicas, na terça-feira, dia 20, e a realização da reunião na quarta-feira, dia 21, no Hotel Dan Inn. Entre os participantes da atividade está um dos dirigentes sindicais da CGT da Espanha.

“Este encontro é uma forma de fortalecer a luta dos trabalhadores da GM em todo o mundo, já que os ataques da montadora não são apenas em São José dos Campos. O plano de reestruturação da empresa tem causado milhares de demissões, precarizado as condições de trabalho e reduzido direitos em todos os países onde atua. Por isso, decidimos realizar esse encontro internacional e mostrar para a GM que a luta em defesa do emprego e dos direitos é de todos nós”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates.

Confira a carta que pede solidariedade à luta em defesa dos empregos e direitos dos trabalhadores da GM.

______________________________

Caros companheiros,

Como é de seu conhecimento, a General Motors tem anunciado milhares de demissões na planta de São José dos Campos, São Paulo (Brasil). Temos impulsionado um amplo movimento de resistência com paralisações, passeatas, atos e protestos.

Também em outros países, como Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Espanha e Reino Unido, as montadoras de automóveis têm feito demissões para garantir seus lucros. Assim, é muito importante a solidariedade internacional dos trabalhadores para enfrentar esses ataques.

Vamos realizar uma atividade internacional em São José dos Campos, nos dias 20 e 21 de novembro, para protestar contra as demissões e planejar posicionamentos comuns. Gostaríamos que enviassem sua manifestação de solidariedade internacional a nossa luta e contra as demissões.

O endereço para envio de solidariedade é secretaria@sindmetalsjc.org.br.

Luiz Carlos Prates
Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (CSP-Conlutas) e trabalhador da GM

Dirceu Travesso
Secretario Executivo Nacional da CSP-Conlutas

__________________________________

Comrades,

As you know GM has announced millions of resignations in São José dos Campos - São Paulo’s plant. We have driven a broad resistance with downtime, marches, acts and protests here in Brazil.

Also in other countries like Germany, USA, Belgian, Spain, France and England, the automakers have been making resignations to guarantee their investments. Therefore is very important the International solidarity to combat those attacks.

We will realize an international activity in São José dos Campos – SP at November 20th and 21ft to protest against resignations. At that moment we will also plan our positioning.

We would like you to send us notes of solidarity with our struggle against the resignations in our e-mail that is: secretaria@sindmetalsjc.org.br

Thank you all