PLR 2011 23/05/2011 | 10:44

Após greve, Sindicato e GM voltam a negociar nesta segunda

Reunião será às 13 horas, em Guarulhos. Se não houver acordo, pode haver nova paralisação

Após a greve de 24 horas deflagrada pelos trabalhadores na última sexta, dia 20, a General Motors reabriu as negociações de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) com o Sindicato. A reunião acontece nesta segunda-feira, dia 23, em Guarulhos, a partir das 13 horas.

Atualização às 18h29: Até o presente momento, a negociação não havia terminado.

O resultado será levado para assembleia já nesta terça-feira, dia 24. Caso a montadora não avance em suas propostas, a categoria pode deflagrar paralisação por tempo indeterminado.

A reabertura de negociação é resposta à mobilização dos trabalhadores, que rejeitaram a última proposta apresentada pela GM, no dia 19, e aprovaram a greve.

A montadora propôs PLR de R$ 9.500 caso os trabalhadores atinjam 100% das metas, o equivalente a produção de 410 mil carros por ano nas fábricas de São José dos Campos e São Caetano.

Esta será a oitava rodada de negociação entre a GM e os sindicatos de São José e São Caetano. Nesta segunda-feira, os metalúrgicos voltaram ao trabalho e aguardam o resultado na reunião.

A GM de São José dos Campos produz os modelos Corsa, Classic, Meriva, Zafira, S10, Blazer, kits desmontados para exportação, motores e transmissões. A fábrica possui cerca de 9 mil trabalhadores.

“A reação dos trabalhadores à proposta da GM demonstrou o quanto a categoria está insatisfeita. Os metalúrgicos estão trabalhando muito, com a imposição de um ritmo acelerado de produção em todos os setores da fábrica. Nós estamos dispostos a negociar, desde que a GM avance em suas propostas”, afirma o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.