Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Imprensa / Últimas Notícias

Em defesa do emprego 10/10/2012 | 17:16

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • RSS
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

GM e Sindicato têm reunião decisiva para trabalhadores

Vamos tentar acordo que garanta a manutenção de todos os postos de trabalho

A General Motors e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos realizam nesta quinta-feira, dia 11, às 9h, a reunião que pode ser decisiva para o futuro dos trabalhadores da montadora.

O Sindicato tenta chegar a um acordo que leve ao cancelamento definitivo do plano da empresa em demitir 1.840 trabalhadores, a partir de 1º de dezembro. As reuniões têm ocorrido quase que semanalmente, desde agosto, quando a GM admitiu que pretende fechar o setor MVA (Montagem de Veículos Automotores).

O fechamento resultará no fim da produção do veículo Classic em São José dos Campos e, consequentemente, na demissão dos trabalhadores considerados excedentes pela montadora. Até 30 de novembro, 925 funcionários permanecerão em layoff (contratos de trabalho suspensos).

A GM também abriu um Programa de Demissão Voluntária (PDV), que já teve a adesão de 234 trabalhadores.
A reunião de amanhã será na fábrica da GM, em São José dos Campos.

Audiência Pública
Na próxima segunda-feira, dia 15, uma delegação formada por trabalhadores em layoff e dirigentes sindicais segue até Brasília para participar de uma audiência pública no Senado. Lá, o Sindicato pretende cobrar do Governo Federal medidas em defesa do emprego.
Também foram convidados representantes do governo e da GM.

O Sindicato defende a continuidade da produção do Classic em São José, bem como de outros modelos da montadora que hoje são importados, novos investimentos e o retorno de todos os trabalhadores que estão em layoff.

Nos últimos dois meses, os trabalhadores em layoff têm realizado uma série de manifestações para reivindicar a manutenção de todos os postos de trabalho na fábrica. Eles foram à Brasília, no dia 25 de setembro, e realizaram uma passeata pela região central de São José dos Campos, no dia 28. Além disso, toda semana eles estão realizando assembleias na sede do Sindicato para organizar a luta em defesa do emprego.

Conteúdo Relacionado

Veja mais Notícias



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®