Jornal o Metalúrgico em Família

Edição 67 | Dezembro de 2012

Resistência e mobilização na defesa dos direitos

Luta contra ataques e dureza dos patrões não foi fácil, mas categoria, mais uma vez, respondeu com unidade e luta

Publicamos nesta edição do Jornal O Metalúrgico em Família, entre outras matérias, a retrospectiva das mobilizações da categoria neste ano. E não foram poucas.

2012 ficará marcado por grandes lutas, como a defesa do emprego na GM. Uma luta que, inclusive, se estenderá em 2013.
Contra a dureza dos patrões, também fizemos fortes lutas nas campanhas de PLR e Salarial, sem contar as manifestações por reivindicações específicas nas fábricas.

A eleição da diretoria do Sindicato, que ficará à frente da entidade até 2015, e o Congresso da CSP-Conlutas também foram fatos que agitaram a categoria e, ao final, serviram para fortalecer o perfil classista e combativo do Sindicato, na luta em defesa dos salários, empregos e direitos.

Mas, num cenário mundial, onde a crise se aprofunda e os patrões e governos continuam buscando jogar a conta nas costas dos trabalhadores, muitos desafios nos esperam.

Aqui no Brasil, o governo Dilma prepara uma nova Reforma da Previdência, com ataques à aposentadoria. A proposta de projeto de lei do ACE (Acordo Coletivo Especial) também está em análise pelo governo e, se aprovada, representará a redução de direitos históricos como férias, 13º salário, FGTS, entre outros.

A exemplo dos trabalhadores europeus e povos do Oriente Médio, que hoje estão ocupando as ruas para defender seus direitos, também teremos de nos mobilizar.

Teremos um mês de janeiro de muita mobilização para barrar as demissões que a GM pretende impor. Precisamos convencer a sociedade que esta é uma luta de todos. O Sindicato tem propostas, está aberto a negociar e manter os empregos na cidade.

No primeiro semestre, vamos realizar o 11º Congresso dos Metalúrgicos. Será um importante momento para fortalecermos nossa organização e nos prepararmos para as lutas que virão.

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Rua Maurício Diamante, 65 - CEP: 12209-570 - Tel.: (12) 3946.5333 - Fax: (12) 3922.4775, São José dos Campos (SP). Site: www.sindmetalsjc.org.br. E-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Presidente do Sindicato: Antônio Ferreira de Barros (Macapá) - Diretoria Executiva: Herbert Claros da Silva, Adilson dos Santos, Edson Alves da Cruz, Luiz Carlos Prates (Mancha), José Dantas Sobrinho, Rosângela Calzavara, José Donizetti de Almeida, Lauro Claudino Nunes, Valmir Diniz Ferreira - Diretoria Efetiva: Ademir Tavares de Paixão, Adilson Carlos do Prado, André Parra de Oliveira, Camilo Lélis Lopes, Célio Dias da Silva, Eduardo de O. Silva Carneiro, Edmir Marcolino da Silva, Eliane dos Santos, Elias Osses, Edilson dos Santos, Geraldo de Jesus Santos, Geovane José de Freitas, Ivan Cardoso de Souza, Jesu Donizeti de Souza, José Carlos Fagundes, Nei dos Reis, Nilson Ferreira Leite, Paulo Roberto Serafim, Renato Junio de Almeida, Rinaldo Fernando Silveira, Roberto Rosa de Oliveira, Rogério Williams de Oliveira, Sebastião Francisco Ribeiro, Valmir Mariano da Silva, Vinícius Faria, Wagner Moraes de Oliveira - Conselho Fiscal: José Francisco Sales, João Batista Arruda, Marcelo Eduardo da Costa, André Luiz Gonçalves, Emerson de Lima, José Donizetti de Almeida - Responsabilidade da publicação: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina da Silva. Redação: Douglas Dias, Shirley Rodrigues e Manuela Moraes - Editoração Eletrônica e Ilustração: Bruno César Galvão Impressão: Jornal Diário da Região - CNPJ 07.351.093/0001-48