Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal o Metalúrgico em Família

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 67 | Dezembro de 2012

Categoria

Ano fica marcado por lutas por empregos, salários e direitos

Categoria reelege Sindicato de luta, enfrenta de cabeça erguida os ataques patronais e apoia companheiros que são vítimas da opressão

                                                                                Flávio Pereira


Eleições sindicais

Os metalúrgicos decidiram e a CSP-Conlutas manteve-se à frente do Sindicato. Em eleição realizada nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, a atual diretoria venceu com 58% dos votos. Mais de 11.600 trabalhadores foram às urnas, legitimando um sindicalismo combativo, classista e democrático. O presidente Vivaldo Moreira Araújo deu posse, no dia 26 de maio, a Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.

                                                                                  Douglas Dias




Internacionalismo
As lutas dos metalúrgicos de São José dos Campos ganharam visibilidade internacional. Dirigentes de nosso Sindicato visitaram os Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Alemanha para levar solidariedade aos companheiros de lá, mas também para relatar a realidade vivida pelos trabalhadores daqui.

Por outro lado, recebemos a visita de dirigentes sindicais e ativistas estrangeiros, vindos de países como Espanha, Síria, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Alemanha. Em novembro, realizamos, em São José dos Campos, uma reunião internacional para discutir a situação dos trabalhadores da GM.

                                                                               Kit Gaion



Na Sadefem, luta em defesa do emprego
Depois de 38 anos em Jacareí, a Sadefem começou a dar sinais de que pretende transferir sua produção para a cidade de Charqueado, no Rio Grande do Sul. Além disso, a empresa passou o ano todo atrasando o pagamento de salários, FGTS e INSS. A situação levou os trabalhadores a entrarem em greve, por pelo menos, 13 vezes em 2012. O Sindicato levou a discussão para o Ministério das Minas e Energia, Prefeitura e Câmara Municipal, exigindo medidas em defesa dos trabalhadores. A Sadefem pertence ao Grupo Iesa / Inepar, responsável por alguns dos projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. Queremos que o governo intervenha para garantir os empregos e direitos dos metalúrgicos da Sade.

                                                                           Tanda Melo



Recuperação judicial compromete direitos dos trabalhadores
Duas fábricas da região entraram em recuperação judicial este ano: Graúna e Wirex Cable. Os dois casos vieram acompanhados de demissões e dívidas trabalhistas. Contra os ataques, os funcionários pegaram suas bandeiras e foram à luta para exigir o pagamento da dívida e impedir novas demissões. Os metalúrgicos da Graúna votaram, em assembleia, que consideram a nova lei de recuperação judicial mais um golpe contra os trabalhadores. Para discutir essa realidade, bem como a situação de empresas que desrespeitam direitos, e traçar um plano de lutas, o Sindicato realizou um seminário sobre controle operário, em dezembro.

                                                                        Roosevelt Cássio




Violência no Pinheirinho
O dia 22 de janeiro de 2012 ficará para sempre marcado na história da região e na memória das famílias que, até aquela data, moravam no Pinheirinho. Era madrugada de domingo, quando chegou a Tropa de Choque da Polícia Militar e deu início à ação de despejo ordenada pela juiza Márcia Loureiro. Crianças, idosos, mulheres e homens foram brutalmente tirados de suas casas e levados para abrigos improvisados. Hoje, essas pessoas engrossam a fila, que já soma mais de 26 mil pessoas, à espera de uma casa em São José dos Campos. Já a área, que antes servia de moradia para mais de 2 mil famílias, agora está abandonada, sem qualquer uso social. O proprietário, Naji Nahas, deve R$ 16,4 milhões em impostos para a Prefeitura. Apesar da tragédia, as famílias continuam na luta pelo direito à moradia e a Associação dos Moradores está negociando a construção de casas junto à Caixa Econômica Federal.

                                                                         Daniel Perseguim



Mulheres metalúrgicas
As trabalhadoras mostraram sua força este ano. No dia 6 de março, elas saíram em passeata e realizaram um ato em frente à Delegacia da Mulher. Elas protestavam, principalmente, contra a violência doméstica, a falta de Casa Abrigo e a desocupação do Pinheirinho. O ano chega ao fim com a ampliação da Secretaria da Mulher Metalúrgica do Sindicato, abrindo espaço para participação das trabalhadoras da base.

                                                                     Roosevelt Cássio



Campanha Salarial e PLR
Os metalúrgicos enfrentaram, em 2012, uma das mais duras campanhas salariais dos últimos anos. Mesmo com as linhas de produção a todo vapor e recebendo muito dinheiro do governo, os patrões endureceram nas negociações. Os metalúrgicos se organizaram em Comandos de Mobilização e foi com muita luta que conseguimos arrancar aumento real (cerca de 2,5%) e ampliação de benefícios sociais.
Na PLR, os trabalhadores também foram pra cima dos patrões. Na TI Bundy, os metalúrgicos pararam por três dias e conseguiram uma PLR 25,5% superior a de 2011. Na Heatcraft, Hitachi e Eaton, as greves duraram uma semana.





1º Congresso Nacional da CSP-Conlutas
A CSP-Conlutas realizou, entre os dias 27 e 30 de abril, seu 1º Congresso Nacional, que reuniu cerca de 2 mil participantes, na cidade de Sumaré (SP). O evento consolidou a CSP-Conlutas como alternativa de direção dos movimentos sindicais e populares combativos no país.
O principal tema discutido foi a Organização de Base, como forma de avançar nas lutas por direitos. O congresso foi precedido do Encontro de Mulheres, com cerca de 500 participantes.


Campeonato de Futebol Society
Mais uma vez, a ADC Parker foi a vencedora do Campeonato de Futebol Society dos Metalúrgicos. O segundo lugar ficou com a Enefer, num jogo que terminou em 4 x 3. O título de artilheiro do campeonato foi conquistado por Gilmar, da Resume, que marcou 17 gols. O goleiro menos vazado foi Welder, da ADC Parker.
O campeonato foi uma das atividades promovidas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura do Sindicato, que também realizou os festivais dos metalúrgicos neste ano.

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Rua Maurício Diamante, 65 - CEP: 12209-570 - Tel.: (12) 3946.5333 - Fax: (12) 3922.4775, São José dos Campos (SP). Site: www.sindmetalsjc.org.br. E-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Presidente do Sindicato: Antônio Ferreira de Barros (Macapá) - Diretoria Executiva: Herbert Claros da Silva, Adilson dos Santos, Edson Alves da Cruz, Luiz Carlos Prates (Mancha), José Dantas Sobrinho, Rosângela Calzavara, José Donizetti de Almeida, Lauro Claudino Nunes, Valmir Diniz Ferreira - Diretoria Efetiva: Ademir Tavares de Paixão, Adilson Carlos do Prado, André Parra de Oliveira, Camilo Lélis Lopes, Célio Dias da Silva, Eduardo de O. Silva Carneiro, Edmir Marcolino da Silva, Eliane dos Santos, Elias Osses, Edilson dos Santos, Geraldo de Jesus Santos, Geovane José de Freitas, Ivan Cardoso de Souza, Jesu Donizeti de Souza, José Carlos Fagundes, Nei dos Reis, Nilson Ferreira Leite, Paulo Roberto Serafim, Renato Junio de Almeida, Rinaldo Fernando Silveira, Roberto Rosa de Oliveira, Rogério Williams de Oliveira, Sebastião Francisco Ribeiro, Valmir Mariano da Silva, Vinícius Faria, Wagner Moraes de Oliveira - Conselho Fiscal: José Francisco Sales, João Batista Arruda, Marcelo Eduardo da Costa, André Luiz Gonçalves, Emerson de Lima, José Donizetti de Almeida - Responsabilidade da publicação: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina da Silva. Redação: Douglas Dias, Shirley Rodrigues e Manuela Moraes - Editoração Eletrônica e Ilustração: Bruno César Galvão Impressão: Jornal Diário da Região - CNPJ 07.351.093/0001-48

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®