Jornal o Metalúrgico em Família

Edição 66 | Fevereiro de 2012

Independência

Sem conchavos com governo e patrões, Sindicato manteve-se independente

Ao contrário de sindicatos que se dobram aos empresários e governantes, fomos às ruas para lutar por direitos

Enquanto muitas entidades caíram no colo dos últimos governos (Lula e Dilma), nosso Sindicato se manteve independente, pois a prioridade sempre foi a defesa dos interesses dos trabalhadores.

O mesmo não ocorre com centrais como CTB, CUT e Força Sindical, que, atreladas ao governo, acabam deixando a luta em defesa de seus filiados em segundo plano.

Nos governos Lula e Dilma, assim como no de FHC, os trabalhadores sofreram ataques.

Coube ao Sindicato, filiado à CSP-Conlutas, protestar, por exemplo, contra a política econômica, que privilegiou bancos e grandes empresas, em prejuízo de quem sua a camisa para ganhar seu pão.

Estivemos presentes nas principais mobilizações em defesa da classe trabalhadora. Em Brasília, participamos da Jornada Nacional de Lutas, que, em 2011, reuniu milhares de pessoas dos movimentos sindical e popular combativos.

Durante o período mais agudo da crise econômica, lançamos a campanha “Nenhuma demissão. Estabilidade no emprego, já”. Nosso lema: “Os trabalhadores não podem pagar pela crise. Os ricos que paguem”.

Isenções aos patrões - O Sindicato também se posicionou contra a isenção de impostos aos patrões.

Lançado pelo governo federal, o Plano Brasil Maior aprovou incentivos à indústria que custaram aos cofres públicos R$ 25 bilhões, dinheiro que poderia ser usado em saúde, educação e geração de empregos, mas que acabou nas mãos dos patrões.

Denunciamos ainda a parceria entre Força Sindical, CUT e Fiesp, chamada de “Pacto Social”, proposta que consiste na discussão do aumento de incentivos às empresas e entrega de direitos dos trabalhadores.

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Rua Maurício Diamante, 65 - CEP: 12209-570 - Tel.: (12) 3946.5333 - Fax: (12) 3922.4775, São José dos Campos (SP). Site: www.sindmetalsjc.org.br. E-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Presidente do Sindicato: Vivaldo Moreira Araújo - Diretoria Executiva: Herbert Claros da Silva, Adilson dos Santos, Luiz Carlos Prates, José Gonçalves Mendonça, José Donizetti de Almeida - Diretoria Efetiva: Adilson Carlos do Prado, Ananias Francisco Santos, André Luis Gonçalves, Antonio Ferreira de Barros, Camilo Lélis Lopes, Célio Eduardo Silveira, Clóvis Fernandes de Sousa, Edson Alves Cruz, Eduardo de O. S. Carneiro, Eliane dos Santos, Geraldo de Jesus Santos, Ivan Cardoso de Souza, Jésu Donizetti de Souza, João Batista Arruda, José Francisco Sales, Keila Mendes Costa, Luciano de Oliveira Valle, Luciano Macedo César, Renato Bento Luiz, Rilma Maria da Silva, Rinaldo Fernando Silveira, Rogério Willians de Oliveira, Sebastião Francisco Ribeiro, Silvio Peninck de Oliveira, Valdir Martins de Souza, Valmir Diniz Ferreira, Vinícius Faria - Conselho Fiscal: Edmir Marcolino da Silva, José Dantas Sobrinho, Lauro Claudino Nunes, Ademir Tavares da Paixão, José Carlos de Lima, Rosângela de Souza Calzavara - Responsabilidade da publicação: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina da Silva. Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça, Rodrigo Correia, Shirley Rodrigues - Editoração Eletrônica e Ilustração: Bruno César Galvão Impressão: Jornal Diário da Região - CNPJ 07.351.093/0001-48