Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal o Metalúrgico em Família

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 66 | Fevereiro de 2012

Mobilizações

Com luta, metalúrgicos conquistam maiores salários e direitos

As Campanhas Salariais garantiram aumento acima da inflação. Mas ainda há lutas em andamento, como a que exige a redução da jornada de trabalho

Campanhas Salariais garantem aumento real

Os metalúrgicos de nossa região foram exemplo de luta em todas as campanhas salariais nestes três últimos anos.

Com grande demonstração de força, os trabalhadores pararam as fábricas sempre que os patrões apresentavam propostas rebaixadas de aumento nos salários.

Na gigante General Motors ou em pequenas fábricas da zona sul, os metalúrgicos souberam defender suas reivindicações.

Para se ter uma ideia, em três anos a categoria teve um aumento real de 12%. Ou seja, conseguimos recuperar o que a inflação corroeu e ainda garantir salários superiores.

É preciso lembrar que esse índice não foi fruto da “boa vontade” dos patrões. Para arrancar o aumento, os trabalhadores tiveram de ir pra cima, com greves, paralisações e mobilizações.


PLR maior e sem metas

Aluta do Sindicato e de toda a categoria garantiu PLR (Participação dos Lucros e Resultados) maior nas empresas da região. Em todas as campanhas realizadas nesta gestão, o valor da PLR, ano a ano, foi crescendo. Na última mobilização por PLR, por exemplo, os valores foram, em média, 65% maiores do que os de 2010.

Fora as conquistas econômicas, continuamos combatendo as metas impostas pelos patrões. O Sindicato defende o fim das metas como instrumento de exploração e isso foi prioridade nas negociações conduzidas pela diretoria do Sindicato. O caminho é esse: unidade e mobilização contra a exploração dos patrões.


Defendemos salário igual para trabalho igual

Trabalhadores que desempenham a mesma função merecem receber o mesmo salário? Com certeza, você responderá. Mas nem todas as empresas obedecem a essa lógica.

Para combater distorções salariais, o Sindicato organizou campanhas em diversas fábricas e conseguiu importantes vitórias, como na GM e TI/Bundy.

Nos dois casos, as empresas só atenderam às reivindicações dos metalúrgicos depois de muita mobilização.

Na GM, o Plano de Equiparação Salarial resultou na efetivação de 800 trabalhadores temporários, além de corrigir as distorções nos salários.

Na TI, os metalúrgicos chegaram a entrar em greve para pressionar a empresa a adotar um plano que garantisse salário igual para trabalho igual. A paralisação levou à vitória dos metalúrgicos e também serviu como exemplo para toda a categoria.


Na Avibras, luta garante recontratações

A pressão dos trabalhadores, junto com a atuação do Sindicato, possibilitou uma vitória na Avibras. Por meio de um contrato com o governo federal, a empresa receberá investimento de R$ 1,2 bilhão, para produzir um conjunto lançador de foguetes.

A iniciativa, defendida pela direção do Sindicato, vai garantir produção e criação de empregos na região. Inclusive, os trabalhadores que foram demitidos, no ano passado, serão recontratados.

O Sindicato defende a estatização da Avibras como uma solução definitiva para a empresa.


Investimentos na região

Os fatos desmentem aqueles que dizem que a atuação firme do Sindicato, em defesa dos trabalhadores, afasta as empresas. Pesquisa da Fundação Seade aponta que, em termos de investimento, a região de São José dos Campos só fica atrás da capital e de Campinas.

Além disso, novas empresas têm se instalado na cidade, como é o caso da Haldex e Eltek Valere, ambas na região Sul. A montadora chinesa Chery, por sua vez, está construindo sua fábrica em Jacareí, mesma cidade onde a Sany Brasil também deve inaugurar mais uma planta.


Pela redução da jornada

Enquanto a maioria das indústrias da região já cumpre jornada de 40 horas semanais, a Embraer continua exigindo 43 horas de seus funcionários. O Sindicato manteve a campanha para a redução da jornada na Embraer e já levou o assunto, inclusive, para reuniões no Ministério do Trabalho e no BNDES - principal financiador das vendas da Embraer.

Estamos pressionando a empresa e o governo federal para que a jornada seja reduzida, como forma de aumentar os postos de trabalho e reduzir a incidência de doenças ocupacionais.

Nossa luta é pela redução da jornada de trabalho, sem diminuição dos salários e sem banco de horas.

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Rua Maurício Diamante, 65 - CEP: 12209-570 - Tel.: (12) 3946.5333 - Fax: (12) 3922.4775, São José dos Campos (SP). Site: www.sindmetalsjc.org.br. E-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Presidente do Sindicato: Vivaldo Moreira Araújo - Diretoria Executiva: Herbert Claros da Silva, Adilson dos Santos, Luiz Carlos Prates, José Gonçalves Mendonça, José Donizetti de Almeida - Diretoria Efetiva: Adilson Carlos do Prado, Ananias Francisco Santos, André Luis Gonçalves, Antonio Ferreira de Barros, Camilo Lélis Lopes, Célio Eduardo Silveira, Clóvis Fernandes de Sousa, Edson Alves Cruz, Eduardo de O. S. Carneiro, Eliane dos Santos, Geraldo de Jesus Santos, Ivan Cardoso de Souza, Jésu Donizetti de Souza, João Batista Arruda, José Francisco Sales, Keila Mendes Costa, Luciano de Oliveira Valle, Luciano Macedo César, Renato Bento Luiz, Rilma Maria da Silva, Rinaldo Fernando Silveira, Rogério Willians de Oliveira, Sebastião Francisco Ribeiro, Silvio Peninck de Oliveira, Valdir Martins de Souza, Valmir Diniz Ferreira, Vinícius Faria - Conselho Fiscal: Edmir Marcolino da Silva, José Dantas Sobrinho, Lauro Claudino Nunes, Ademir Tavares da Paixão, José Carlos de Lima, Rosângela de Souza Calzavara - Responsabilidade da publicação: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina da Silva. Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça, Rodrigo Correia, Shirley Rodrigues - Editoração Eletrônica e Ilustração: Bruno César Galvão Impressão: Jornal Diário da Região - CNPJ 07.351.093/0001-48

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®