Jornal o Metalúrgico em Família

Edição 66 | Fevereiro de 2012

Economia mundial

Diante da crise, resistência e mobilização defenderam direitos

Junto com os trabalhadores, Sindicato organizou mobilizações que garantiram a defesa dos direitos

Em meio a uma das maiores crises capitalistas, nos últimos três anos, o Sindicato esteve à frente da resistência da categoria aos ataques dos patrões.

A entidade manteve-se à frente de importantes lutas, sem ceder às propostas do empresariado, que insistiam em empurrar a conta da crise para a classe trabalhadora.

Junto com os trabalhadores, organizamos mobilizações e impedimos que as empresas apertassem ainda mais o cerco contra a categoria.

A resistência dos metalúrgicos levou à vitória em casos como da Schrader, que, em nome da crise, tentou reduzir salários e direitos de seus funcionários. Mas os trabalhadores lutaram, disseram ‘não’ e conseguiram preservar seus empregos e direitos.

Campanha nacional - Ao longo do ano de 2009, o Sindicato realizou a campanha nacional “A Embraer é Nossa”, pela restatização da empresa.

Com atos públicos, manifestações, cartazes, jornais e vídeos, o Sindicato defendeu que a Embraer precisa voltar a ser um patrimônio brasileiro, em defesa dos empregos e da soberania de nosso país.

Também intensificamos nossa luta pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, e estabilidade no emprego para todos os trabalhadores.

Crise continua - A crise econômica se aprofundou em 2011, principalmente na Europa, onde o problema persiste e ameaça se alastrar pelo mundo.

Patrões e governos continuam jogando os custos da crise sobre a classe trabalhadora e a população.

Os ataques são brutais: redução salarial, redução de aposentadorias, aumento da idade para se aposentar, aumento de impostos, entre outras medidas.

Mas a resistência também tem sido intensa. Os trabalhadores e a população em geral tem ocupado as ruas para protestar e lutar contra os ataques. Na Grécia, greves gerais se sucedem no país.

Os governos já demonstraram que, quando há crise, os patrões e banqueiros são os “protegidos”.

No Brasil não é diferente. Os números comprovam.

Enquanto banqueiros e empresários receberam R$ 300 bilhões do governo federal em isenção de impostos, os trabalhadores continuaram sendo demitidos e explorados nas linhas de produção.

“Para combater a crise, é preciso luta e unidade. Não podemos agir como alguns sindicatos e centrais que adotaram a linha da parceria com os empresários. Com esse tipo de acordo, quem sai perdendo são sempre os trabalhadores, com redução de direitos. Um Sindicato de verdade não vende direitos da categoria”, afirma o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Rua Maurício Diamante, 65 - CEP: 12209-570 - Tel.: (12) 3946.5333 - Fax: (12) 3922.4775, São José dos Campos (SP). Site: www.sindmetalsjc.org.br. E-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Presidente do Sindicato: Vivaldo Moreira Araújo - Diretoria Executiva: Herbert Claros da Silva, Adilson dos Santos, Luiz Carlos Prates, José Gonçalves Mendonça, José Donizetti de Almeida - Diretoria Efetiva: Adilson Carlos do Prado, Ananias Francisco Santos, André Luis Gonçalves, Antonio Ferreira de Barros, Camilo Lélis Lopes, Célio Eduardo Silveira, Clóvis Fernandes de Sousa, Edson Alves Cruz, Eduardo de O. S. Carneiro, Eliane dos Santos, Geraldo de Jesus Santos, Ivan Cardoso de Souza, Jésu Donizetti de Souza, João Batista Arruda, José Francisco Sales, Keila Mendes Costa, Luciano de Oliveira Valle, Luciano Macedo César, Renato Bento Luiz, Rilma Maria da Silva, Rinaldo Fernando Silveira, Rogério Willians de Oliveira, Sebastião Francisco Ribeiro, Silvio Peninck de Oliveira, Valdir Martins de Souza, Valmir Diniz Ferreira, Vinícius Faria - Conselho Fiscal: Edmir Marcolino da Silva, José Dantas Sobrinho, Lauro Claudino Nunes, Ademir Tavares da Paixão, José Carlos de Lima, Rosângela de Souza Calzavara - Responsabilidade da publicação: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina da Silva. Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça, Rodrigo Correia, Shirley Rodrigues - Editoração Eletrônica e Ilustração: Bruno César Galvão Impressão: Jornal Diário da Região - CNPJ 07.351.093/0001-48