Jornal o Metalúrgico em Família

Edição 66 | Fevereiro de 2012

Contra a opressão

Luta operária se estende em favor dos direitos dos oprimidos

Sindicato sai em defesa dos direitos de mulheres, negros e oprimidos

Mulheres, negros e homossexuais, constantemente alvos de preconceito, estiveram no centro de atividades desenvolvidas pelo Sindicato.

Afinal, são trabalhadores (muitos deles, metalúrgicos) que sofrem ataques tanto nos locais de trabalho, quanto nas ruas e até mesmo em casa.

Mulheres - Nos últimos anos, organizamos uma forte campanha pelo direito à creche. A falta de vagas na rede pública e nas empresas traz sérias consequências para as mulheres trabalhadoras. Algumas são obrigadas a pedir demissão por não terem com quem deixar seus filhos.

O tema foi inclusive pauta da Campanha Salarial de 2011, entregue também às Prefeituras de São José dos Campos e Jacareí. Levamos também o assunto à discussão no Seminário “Movimentos Sociais na Luta por Creches”, organizado pela CSP-Conlutas, em 2011, na sede do Sindicato.

A luta pela ampliação da licença-maternidade também fez parte das iniciativas realizadas por esta gestão.

Homossexuais - O 6º Encontro Regional Sudeste de Travestis e Transexuais, realizado, em setembro, no Sindicato, discutiu políticas públicas de inclusão social.

Esse grupo é um dos que mais sofrem com violência, opressão e preconceito. Em Caçapava, um trabalhador foi demitido em 2011 apenas porque era homossexual.

Negros - Continuamos na luta para transformar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, em feriado municipal.

Mais de 200 cidades brasileiras já consideram a data como feriado. Em São José, a medida só depende de aprovação da Câmara Municipal. Esta é uma antiga reivindicação dos trabalhadores, Sindicato e movimentos populares.

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Rua Maurício Diamante, 65 - CEP: 12209-570 - Tel.: (12) 3946.5333 - Fax: (12) 3922.4775, São José dos Campos (SP). Site: www.sindmetalsjc.org.br. E-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Presidente do Sindicato: Vivaldo Moreira Araújo - Diretoria Executiva: Herbert Claros da Silva, Adilson dos Santos, Luiz Carlos Prates, José Gonçalves Mendonça, José Donizetti de Almeida - Diretoria Efetiva: Adilson Carlos do Prado, Ananias Francisco Santos, André Luis Gonçalves, Antonio Ferreira de Barros, Camilo Lélis Lopes, Célio Eduardo Silveira, Clóvis Fernandes de Sousa, Edson Alves Cruz, Eduardo de O. S. Carneiro, Eliane dos Santos, Geraldo de Jesus Santos, Ivan Cardoso de Souza, Jésu Donizetti de Souza, João Batista Arruda, José Francisco Sales, Keila Mendes Costa, Luciano de Oliveira Valle, Luciano Macedo César, Renato Bento Luiz, Rilma Maria da Silva, Rinaldo Fernando Silveira, Rogério Willians de Oliveira, Sebastião Francisco Ribeiro, Silvio Peninck de Oliveira, Valdir Martins de Souza, Valmir Diniz Ferreira, Vinícius Faria - Conselho Fiscal: Edmir Marcolino da Silva, José Dantas Sobrinho, Lauro Claudino Nunes, Ademir Tavares da Paixão, José Carlos de Lima, Rosângela de Souza Calzavara - Responsabilidade da publicação: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina da Silva. Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça, Rodrigo Correia, Shirley Rodrigues - Editoração Eletrônica e Ilustração: Bruno César Galvão Impressão: Jornal Diário da Região - CNPJ 07.351.093/0001-48