Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal o Metalúrgico em Família

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 65 | Dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Lutas agitam categoria e garantem vitórias

Vitória na luta contra o chumbo em Caçapava

Num dos mais graves ataques contra toda a comunidade de Caçapava, a Prefeitura aprovou projeto de lei liberando o funcionamento de fábricas de chumbo na cidade. O pivô da história foi a Italspeed, que pretendia produzir linguotes de chumbo em sua unidade no bairro da Germana.
O Sindicato juntou-se a outras entidades combativas e formou o Fórum Chumbo Nunca Mais. Foram vários protestos e um abaixo-assinado, até que os vereadores sentiram-se pressionados e derrubaram, no dia 2 de agosto, a lei que mudava o zoneamento da cidade e permitia a volta do chumbo. Esta foi uma das nossas maiores vitórias neste ano.


Mobilização na Avibras garante reintegração

O ano começou com a demissão de 170 trabalhadores na Avibras. O Sindicato deu início a uma forte campanha em defesa dos trabalhadores, para o Governo Federal adquirir o Programa Astros 2020 e pela estatização da empresa.
Como parte da campanha, produzimos a cartilha “A estatização como única saída para a Avibras”, fomos à Brasília cobrar o governo e realizamos várias assembleias. A empresa começou a recontratar. Queremos que o governo assuma de vez a Avibras, que precisa quitar suas dívidas com os trabalhadores e recontratar todos os demitidos.


A luta por Equiparação Salarial na GM e Bundy

A bandeira “Trabalho igual, salário igual” mobilizou os metalúrgicos esse ano. Na GM e na TI Bundy, os metalúrgicos foram à luta por equiparação salarial.
Na GM, a mobilização garantiu a efetivação de mais de 800 temporários e aumento do piso e teto salarial de companheiros de vários setores, como Manuseio, CKD e operadores de empilhadeiras.
Os metalúrgicos da TI, por sua vez, fizeram uma paralisação e garantiram a correção de distorções na fábrica. Auxiliares de produção passaram a ser operadores de produção e tiveram reajuste de 10%. A medida beneficiou 360 funcionários.


Protesto contra morte na Embraer

O metalúrgico Vinícius Machado Mendes, 29 anos, morreu dia 1º de setembro, em um acidente de trabalho na Embraer.
Ele trabalhava havia oito anos na fábrica e morreu ao ter a cabeça pressionada por duas portas do Hangar F-220.
Um dia após o acidente, funcionários da Embraer seguiram em passeata, e fizeram um minuto de silêncio para protestar contra a negligência da empresa.


Eventos em defesa dos oprimidos

Realizamos, ao lado da CSP-Conlutas e outras entidades, três eventos pelos direitos das crianças, negros e travestis.
O 6º Encontro Regional Sudeste de Travestis e Transexuais, em setembro, discutiu políticas públicas de inclusão social.
Em novembro, foi a vez do Seminário “Movimentos Sociais na Luta por Creches” e do 1º Encontro da Região Sul e Sudeste do Quilombo Raça e Classe (foto).


Luta pela redução da jornada na Embraer

Em 2011, ocorreram várias iniciativas na luta pela redução da jornada de trabalho na Embraer para 40 horas, sem redução de salário. O Sindicato fez reuniões com o governo federal, em Brasília, BNDES, Ministério do Trabalho, com a direção da Embraer e discutiu o assunto com os trabalhadores. Um outdoor também foi colocado próximo à empresa. A luta continua.


Lutas contra demissões

Em janeiro, a Italspeed demitiu 178 funcionários e tentou dar calote nos trabalhadores. Atos e passeatas foram realizadas e pressionaram a empresa a garantir o pagamento dos direitos.
Em junho, a Everel fechou as portas e demitiu 120 funcionárias. Para impedir qualquer tentativa de calote, as trabalhadoras acamparam na fábrica durante cinco dias e garantiram um acordo.


Site mais moderno


Em comemoração aos seus 55 anos, o Sindicato lançou um novo site.
A página do Sindicato na internet ficou mais dinâmica, com mais informações e muito mais interativa, com acesso a redes sociais e de fácil navegação.
Mas o endereço continua o mesmo. Acesse:
www.sindmetalsjc.org.br
 

Expediente

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá. Rua Maurício Diamante, 65 - CEP: 12209-570 - Tel.: (12) 3946.5333 - Fax: (12) 3922.4775, São José dos Campos (SP). Site: www.sindmetalsjc.org.br. E-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - Presidente do Sindicato: Vivaldo Moreira Araújo - Diretoria Executiva: Herbert Claros da Silva, Adilson dos Santos, Luiz Carlos Prates, José Gonçalves Mendonça, José Donizetti de Almeida - Diretoria Efetiva: Adilson Carlos do Prado, Ananias Francisco Santos, André Luis Gonçalves, Antonio Ferreira de Barros, Camilo Lélis Lopes, Célio Eduardo Silveira, Clóvis Fernandes de Sousa, Edson Alves Cruz, Eduardo de O. S. Carneiro, Eliane dos Santos, Geraldo de Jesus Santos, Ivan Cardoso de Souza, Jésu Donizetti de Souza, João Batista Arruda, José Francisco Sales, Keila Mendes Costa, Luciano de Oliveira Valle, Luciano Macedo César, Renato Bento Luiz, Rilma Maria da Silva, Rinaldo Fernando Silveira, Rogério Willians de Oliveira, Sebastião Francisco Ribeiro, Silvio Peninck de Oliveira, Valdir Martins de Souza, Valmir Diniz Ferreira, Vinícius Faria - Conselho Fiscal: Edmir Marcolino da Silva, José Dantas Sobrinho, Lauro Claudino Nunes, Ademir Tavares da Paixão, José Carlos de Lima, Rosângela de Souza Calzavara - Responsabilidade da publicação: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina da Silva. Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça, Rodrigo Correia, Shirley Rodrigues - Editoração Eletrônica e Ilustração: Bruno César Galvão Impressão: Jornal Diário da Região - CNPJ 07.351.093/0001-48

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®