Edição 987 | De 17 a 23 de Abril de 2012

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

• Rápidas

Paralisação na TT Brasil/Sadefem

Mais uma vez, os trabalhadores da TT Brasil/Sadefem entraram em greve para exigir o pagamento de salários e verbas rescisórias que estavam em atraso. Os metalúrgicos entraram em greve na última terça-feira, dia 10, e só voltaram ao trabalho na quarta-feira, depois que a empresa apresentou os comprovantes de depósitos. Esta foi a quinta vez, somente este ano, que os trabalhadores entraram em greve para protestar contra mais uma tentativa de calote da empresa. “Encerramos mais esta greve, mas continuamos em permanente estado de mobilização. Se ela vier com outra tentativa de calote, vai ter nova paralisação”, afirma o diretor José Carlos de Lima.

Campeonato de Futebol Society terá 26 times

Vinte e seis times se inscreveram para o Campeonato de Futebol Society dos Metalúrgicos. O número supera a participação no ano passado, quando foram registrados 20 times. O calendário do campeonato será definido nos próximos dias, após reuniões com as equipes cadastradas. A previsão é que os jogos comecem em maio. Ao todo, haverá participação de equipes de 24 fábricas. As inscrições já estão encerradas.

Perita faz cálculo de dívida da Parker com trabalhadores

O Sindicato já nomeou uma perita para realizar os cálculos da dívida que a Parker Filtros e a Parker Hannifin acumulam há 14 anos com os trabalhadores. Desde 98, as empresas não pagam o 31º dia dos meses. Uma reunião entre Sindicato e empresa está marcada para o dia 20, próxima sexta-feira. Vamos exigir que as empresas paguem todos os nossos direitos!

Sem salários, companheiros da Window entram em greve

Os trabalhadores da Window Calderaria estão em greve desde o dia 11, em protesto contra o atraso do salário, que deveria ter sido pago no dia 5. A empresa afirma que só vai pagar no dia 19. A fábrica já está sendo investigada pelo Ministério do Trabalho por irregularidades nos depósitos de FGTS e recolhimento do INSS. A Window possui cerca de 100 funcionários.

Recesso na Colônia de Férias do Sindicato

A Colônia de Férias do Sindicato estará fechada de 2 de maio a 29 de junho. O atendimento para reservas na sede e subsedes do Sindicato volta ao normal a partir do dia 1º de junho, para reservas no último final de semana do mês. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3946-5303.

Duas semanas para declaração do IR 2012

Ainda dá tempo de receber ajuda para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2012. O prazo para prestar contas com o Leão termina no próximo dia 30 de abril. Os atendimentos estão sendo feitos na sede da Admap (próximo ao Sindicato), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para sócios, o valor é R$ 30. Não-sócios pagam R$ 60. Os interessados devem trazer cópia do recibo do IRPF do ano passado, o informe de rendimentos emitido pela empresa, documentos pessoais e recibos médicos e escolares, com CNPJ ou CPF, referentes a 2011. Não deixe para a última hora!

CIPA fica mais forte na Embraer e na Aernnova

O resultado das eleições da CIPA na Embraer foi uma grande vitória. Dos seis candidatos apoiados pelo Sindicato, quatro foram eleitos, fortalecendo ainda mais a organização de base. Em Eugênio de Melo, o candidato Edão foi o mais votado. Na Faria Lima, os trabalhadores elegeram um titular (Luiz Carlos) e dois suplentes (Zeca e Geraldo). Na Aernnova, o candidato Eduardo Selador, apoiado pelo Sindicato, também foi o candidato mais votado nas eleições da CIPA. “A vitória desses companheiros fortalece toda a categoria”, disse o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

Site do Sindicato inaugura seção internacional

O Sindicato acaba de estrear uma nova seção no seu website para divulgar iniciativas da classe trabalhadora, no âmbito internacional. Afinal, diante dos ataques do capitalismo, é preciso “globalizar” as lutas. O internacionalismo é um princípio da direção do nosso Sindicato, conforme decisão reafirmada pela categoria no 10º Congresso. Portanto, este espaço foi lançado acreditando na importância da solidariedade internacional. Vamos à luta!

STF julga como legal o aborto de anencéfalos

Na quinta-feira, dia 12, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu como legal a realização de abortos de anencéfalos (feto que se desenvolve sem cérebro). O julgamento teve 8 votos favoráveis e apenas 2 contrários à interrupção da gravidez. Com a decisão, o aborto legal passa a ser permitido nesse caso, bem como após estupros ou risco de vida da mãe.