Edição 1034 | De 05 a 10 de Junho de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Nova fábrica

Dia 10, tem reunião e Sindicato luta por investimentos, empregos e direitos

O Sindicato e a GM terminam, na segunda-feira, dia 10, as negociações sobre a possibilidade da montadora investir em uma nova fábrica em São José dos Campos.

A última reunião, ocorrida segunda-feira, dia 3, terminou com um impasse gerado pela intransigência da GM.

Enquanto o Sindicato defende investimentos com garantia de estabilidade no emprego, salários e direitos, a empresa não abre mão de demissões e redução de direitos.

Uma das propostas absurdas apresentadas pela empresa é a adoção de uma PLR de R$ 8 mil para a nova fábrica.

“Não podemos fechar agora um acordo de PLR para quem só será contratado em 2017. Definir agora esse valor seria ilegal”, explica o presidente do Sindicato, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.

A GM ainda propõe que o acordo tenha duração de 12 anos, o que também é ilegal.

Grade salarial
As discussões sobre o piso salarial apresentaram avanço, chegando-se a R$ 1.700. A grade salarial, com teto e tempo de progressão, seria definida pela empresa.

“Defendemos a estabilidade de emprego como forma de garantir que a GM não não faça substituição de mão de obra, demitindo os que têm salários mais altos para contratar outros com salários menores. Esta é uma bandeira que tem de ser defendida por todos nós”, disse Macapá.