Edição 1031 | De 14 a 20 de Maio de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Leilão é privatização

Governo Dilma faz novo leilão de reservas de petróleo e gera protestos no país

Após cinco anos, o Governo Federal realiza esta semana, nos dias 14 e 15, mais um leilão para exploração de reservas de petróleo nacional. Serão leiloados 289 blocos nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste com área total de 155 mil quilômetros quadrados.

O governo pretende arrecadar cerca de R$ 2 bilhões, valor irrisório se comparado ao que as grandes multinacionais do setor, como a OGX, de Eike Batista, Repsol, Shell, Chevron e Exxonmobil, vão por as mãos: 37 bilhões de barris, equivalentes a cerca de R$ 7,4 trilhões.

A Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) realizará duas grandes manifestações nesta terça, dia 14. Uma será em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, e a outra em frente ao Hotel Royal, no Rio de Janeiro.

Em São José, o Sindicato dos Petroleiros realizou uma panfletagem, no dia 11, para alertar a população. Nessa segunda-feira, dia 13, uma nova manifestação foi realizada.

Privatização e pré-sal
As manifestações são parte da campanha “O petróleo tem de ser nosso”. O objetivo é impedir a entrega de recursos às empresas privadas estrangeiras e pressionar o governo a reestatizar a Petrobras.

Outra reivindicação da campanha é que os recursos conseguidos com a exploração do petróleo sejam investidos em áreas sociais, como moradia, educação e saúde.

A 11ª rodada é, na verdade, uma preparação para a licitação de áreas do pré-sal, que deve ocorrer em novembro, e significa a privatização do petróleo brasileiro.

“Não podemos deixar nossas riquezas serem entregues a preço de banana às multinacionais, enquanto para nós sobra aumento do combustível, poluição e devastação ambiental”, afirma o diretor do Sindicato Renato Junio de Almeida.