Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1030 | De 06 a 13 de Maio de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Dia internacional de luta

Dia dos Trabalhadores é marcado por protestos no mundo todo

Em várias cidades do mundo, milhares de manifestantes protestaram no 1º de Maio contra o desemprego e os ataques à classe trabalhadora.

A Europa, continente mais afetado pela crise econômica, foi palco das maiores mobilizações, após o anúncio de um desemprego recorde de 12,1% na Zona do Euro.

Na Espanha, 80 passeatas foram realizadas em todo o país. Somente em Madri, mais de 50 mil pessoas participaram do protesto.

Na Grécia, uma forte greve geral contra o desemprego e a nova rodada de cortes no orçamento marcou o dia.

Na França, onde mais de 3,2 milhões de pessoas sofrem com o desemprego, manifestações reuniram 160 mil em várias cidades.

As mobilizações também foram realizadas em países como Portugal, Itália, Alemanha e Turquia, e colocam em cheque a política de austeridade e retirada de direitos trabalhistas.

CLT está na mira
No Brasil, a situação não é diferente. Na data em que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) completou 70 anos, os patrões fazem um forte lobby para “flexibilizá-la e modernizá-la”. Em outras palavras, reduzir direitos, por meio de projetos como o ACE (Acordo Coletivo Especial).

Para barrar esses ataques, cerca de 2 mil pessoas participaram do 1º de Maio na Praça da Sé. O ato classista e combativo organizado pela CSP-Conlutas e outras entidades defendeu direitos e foi um contraponto às festas da CUT e Força Sindical patrocinadas pelos patrões.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®