Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1029 | De 30 de Abril a 06 de Maio de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

1º de maio

Dia Internacional dos Trabalhadores deve ser classista e de luta

O Dia Internacional dos Trabalhadores, nesta quarta-feira, 1º de Maio, será marcado por protestos no mundo todo contra a crise econômica e a exploração imposta pelos patrões e governos.

As empresas tentam tornar a data um feriado qualquer, pressionando até para que os funcionários trabalhem. Os patrões querem acabar com a importância e o significado desta data histórica da nossa classe (veja box ao lado).

Mas em um momento de crise econômica, em que os governos atacam os trabalhadores para salvar os lucros dos patrões, a data tem uma importância ainda maior.

Na Europa, os pacotes de austeridade têm sido enfrentados pelos povos com fortes greves gerais. No Brasil, a presidente Dilma tem garantido o lucro dos empresários com pacotes de redução de impostos e incentivos fiscais.

Infelizmente, centrais sindicais atreladas ao governo, como CUT, CTB e Força Sindical, abandonaram a defesa do 1º de maio como uma data de luta, e organizam festas com shows e até sorteio de prêmios financiados por empresas e governo.

Mas, para a CSP-Conlutas e nosso Sindicato, o 1º de Maio deve ser um dia classista e de luta.

Participaremos do 1º de Maio de Luta na Praça da Sé, que defenderá as mesmas bandeiras da Marcha a Brasília, como a luta contra o ACE (Acordo Coletivo Especial).

Na mesma data, também ocorrerá o Dia Internacional de Luta Contra os Ataques das Montadoras, com trabalhadores de países como Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Espanha.


A origem do 1º de Maio
O 1º de Maio relembra a luta dos operários de Chicago (EUA) que, em 1886, morreram por defender a jornada de 8 horas diárias, após forte repressão a uma manifestação.

Em 1891, o Congresso da 2ª Internacional Socialista consagrou o 1º de Maio como um dia internacional de luta, em homenagem aos trabalhadores mortos em Chicago.

 

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®