Edição 1026 | De 02 a 08 de Abril de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Luta pelo emprego

Metalúrgicos com estabilidade voltam à GM depois de lay-off

Cento e cinquenta metalúrgicos que estiveram em lay-off desde agosto voltaram à GM nesta segunda-feira, dia 1º.

Esse grupo é formado por trabalhadores com estabilidade garantida por estarem em fase de pré-aposentadoria ou serem lesionados.

Mas esse número deve aumentar. Pela estimativa do Sindicato, cerca de 300 trabalhadores têm direito a voltar à fábrica. Por isso, vamos questionar no Ministério Público do Trabalho a listagem apresentada pela GM.

Demissões injustificáveis
No último dia 27, a empresa demitiu 598 companheiros que estavam em lay-off, encerrado no dia 26.

Para o Sindicato, as demissões são injustificáveis. Os cortes aconteceram apesar dos excessos de horas extras na fábrica e dos carros que continuam sendo importados pela montadora.

“Lamentavelmente, essa postura absurda da GM tem a conivência da presidente Dilma, que se mostrou benevolente com as empresas, mas nunca exigiu que assumissem um compromisso para garantir empregos e direitos dos trabalhadores. O lay-off acabou, mas continuaremos nossa luta em defesa do emprego e investimentos”, disse o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira, o Macapá.

As montadoras Chery e Nissan já entraram em contato com o Sindicato para demonstrar interesse em contratar os trabalhadores demitidos da GM.