Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1020 | De 05 a 11 de Fevereiro de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

40 horas, já!

Embraer admite discutir redução da jornada para trabalhadores da noite

A redução da jornada de trabalho sem redução de salários na Embraer voltou a ser tema de reunião entre Sindicato, empresa e Ministério do Trabalho, na última quarta-feira, dia 30.

A empresa ainda se manteve intransigente quanto ao tema, mas admitiu negociar a situação dos trabalhadores do período noturno.

O Sindicato defende a redução da jornada de 43h para 40h para todos os funcionários e já entrou com ação judicial para garantir, ao menos, o direito dos trabalhadores da noite.

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) determina que a hora noturna deve ter 52 minutos e 30 segundos, e não os 60 minutos convencionais. Essa medida representaria 25 minutos a menos por dia.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 17 de abril.

Impactos da redução
De acordo com um estudo do Diesse, a redução da jornada na Embraer criaria 1.199 novos empregos com um impacto adicional de apenas 6,95% a mais na folha de pagamento, o que representaria um gasto anual de R$125 milhões.

O custo adicional destas contratações poderia ser facilmente coberto pelos R$ 332 milhões que a empresa vai economizar com a desoneração da folha de pagamento concedida pelo Governo Federal.

“A Embraer tem plenas condições de reduzir a jornada. Essa medida é economicamente viável e não vai atacar os lucros da empresa”, avalia o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

Acesse o blog dos trabalhadores da Embraer e confira o estudo: http://embraernaluta.blogspot.com.br/

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®