Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1018 | De 22 a 28 de Janeiro de 2013

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Exigimos 40 horas!

Ministério do Trabalho discute redução da jornada na Embraer

O Ministério do Trabalho volta a discutir a questão da redução da jornada de trabalho, sem redução de salários, na Embraer, no próximo dia 30. A medida é uma das principais reivindicações dos trabalhadores da fábrica.

Na reunião, o Sindicato vai apresentar ao Ministério um estudo do Dieese que demonstra a viabilidade econômica e social da redução da jornada para 40h semanais.

Essa jornada já existe na maioria das fábricas, mas a Embraer se mantém intransigente em aplicar a medida, alegando falta de competitividade.

A argumentação, entretanto, é falsa, pois a Embraer pratica a maior jornada dentre as empresas do setor aeronáutico. Em concorrentes como Bombardier e Boeing, já se trabalha 40h semanais, e na Airbus, 35h.

A redução traria benefícios a todos, contribuindo para a saúde e qualidade de vida do trabalhador, além de abrir postos de trabalho na cidade.

Convenção Coletiva
Outra questão em que a Embraer tem mantido uma postura intransigente é em relação à Campanha Salarial, sendo a única grande empresa da categoria que ainda não assinou Convenção Coletiva de 2012.

“A Embraer precisa ouvir os trabalhadores e tratar com respeito as reivindicações de quem garante a riqueza da empresa”, avalia o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®