Edição 1017 | De 15 a 21 de Janeiro de 2013

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Imposto de Renda

A partir deste ano, trabalhadores têm isenção de IR na PLR até R$ 6 mil

Desde janeiro deste ano, os trabalhadores que receberem PLR de até R$ 6 mil têm direito à isenção do Imposto de Renda. A presidente Dilma assinou a Medida Provisória no fim do ano passado.

Com isso, os trabalhadores que recebem até R$ 6 mil de PLR ficaram isentos. Para quem recebe acima desse valor, a tributação será progressiva sobre o excedente (veja tabela).

Reivindicação histórica
A medida traz benefícios, já que os brasileiros terão uma mordida menor do Leão, mas ainda está longe da reivindicação histórica da classe trabalhadora.

Sempre reivindicamos a isenção total do IR sobre a PLR, mas as centrais governistas CUT e Força Sindical abandonaram essa bandeira e negociaram o valor limite de R$ 6 mil com o Governo.

“Sabemos que no Brasil, os impostos incidem de forma mais pesada sobre os trabalhadores. Por isso, lutamos para que a PLR fique integralmente nas mãos de quem trabalha e seja incorporada aos salários, pois a remuneração flexível só beneficia os patrões”, afirma o diretor do Sindicato Renato Junio de Almeida.

Sem a cobrança total de IR sobre a PLR, mais de R$ 1,6 bilhão ficariam nas mãos da classe trabalhadora.