Edição 1014 | De 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

General Motors

Luta por emprego tem apoio internacional

A Campanha em Defesa do Emprego na GM ganha agora um caráter internacional. Dirigentes sindicais da Alemanha, Espanha e Colômbia estiveram em São José dos Campos, dias 20 e 21, e aprovaram um manifesto e um plano de lutas global em defesa dos empregos. Logo no início do ano, vamos fazer o “janeiro vermelho” em São José, com uma série de atividades e mobilizações em defesa do emprego.

“A nossa disposição em negociar com a empresa continua. Mas é preciso também muita mobilização e cobrança aos governos para que possamos evitar que a GM concretize seus planos de demissão”, afirma o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.

A próxima reunião com a GM será no dia 6 de dezembro.

Nacionalizar a produção, já!
Em recente entrevista à imprensa, o presidente da GM na América Latina, Jaime Ardila, afirmou ser favorável à substituição das importações pela produção nacional. Queremos então que a GM mantenha essa posição e passe a produzir seus carros importados em São José, além de manter o Classic na cidade!

Reunião internacional

Dirigentes sindicais estrangeiros participaram de uma reunião, no dia 21, organizada pelo Sindicato e pela CSP-Conlutas, que teve como pauta os ataques da GM em todo o mundo.

O Sindicato também recebeu manifestações de apoio, vindas de outros dez países. Ao final da reunião, foi aprovada uma declaração política com cinco pontos: 1 - Unidade e luta contra demissões e fechamento de fábricas da GM no mundo; 2 - Estabilidade no emprego;  3 - Por melhores condições de trabalho, salário e direitos; 4 - Contra os ataques aos lesionados, em defesa da saúde e segurança no trabalho; 5 - Liberdade de organização sindical.

Também foi definido um dia mundial de luta dos trabalhadores da GM, em 2013. Veja a cobertura completa da reunião internacional no site do Sindicato.