Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 1014 | De 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2012

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Manuela Moraes, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Reformulada

Sindicato amplia Secretaria da Mulher e fortalece luta contra a opressão

Para ampliar a organização das trabalhadoras na luta contra opressão e a exploração, o Sindicato lançou, na última sexta-feira, dia 23, a nova Secretaria da Mulher Metalúrgica. Nessa fase, a Secretaria deixa de ser composta apenas pelas diretoras sindicais e passa a contar com o reforço das trabalhadoras da base.

A nova Secretaria será composta por metalúrgicas das fábricas, como Bluetech, Suntech, GM e Swissbras, e deve ampliar as atividades já desenvolvidas, como palestras, encontros e mobilizações pela conquista de novos direitos.

Durante o evento, a metroviária Camila Lisboa, do movimento Mulheres em Luta, da CSP-Conlutas, falou sobre a dura realidade enfrentada pelas trabalhadoras, com a palestra “Trabalhadoras na luta contra a violência e a retirada de direitos”.

Violência contra a mulher
Foi lembrado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro.

No Brasil, uma mulher é agredida a cada 24 segundos. Para Camila, a data deve servir para escancarar essa realidade e exigir dos governos medidas que garantam a proteção de mulheres agredidas.

Na região, a estrutura voltada para a proteção das vítimas é quase inexistente. São apenas 10 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e nenhuma Casa Abrigo, o que desestimula a denúncia e fortalece os agressores.

ACE ameaça mulheres
Outro ataque às trabalhadoras é a proposta de lei que cria o ACE (Acordo Coletivo Especial). Esse projeto pode acabar com direitos históricos, como a licença-maternidade.

“Os patrões usam a opressão contra as mulheres para aumentar seus lucros, pagando menores salários e cortando direitos. Contra esses ataques, é fundamental que cada vez mais companheiras se incorporem à Secretaria e ampliem nossa força e resistência contra o machismo e a exploração” conclama a diretora Rosângela Calzavara.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®