Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 993 | De 19 a 25 de Junho de 2012

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Rodrigo Correia e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Meio ambiente

Rio+20 e Cúpula dos Povos discutem meio ambiente e futuro do planeta

Até o fim desta semana, dois eventos discutem, de forma diferente, a situação do meio ambiente e as possíveis soluções para a crise ambiental enfrentada hoje.

A Cúpula dos Povos, que ocorre entre os dias 15 e 23 no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, funcionará como um contraponto às discussões da Rio+20, organizada pela ONU. O encontro, realizado por movimentos sociais, contará com a realização de vários eventos, como debates, oficinas e palestras, inclusive com a participação da CSP-Conlutas.

A central vai denunciar a farsa do “desenvolvimento sustentável” usada pelos capitalistas e sua principal bandeira será a de que “só o socialismo garante a preservação do meio ambiente”.

No dia 20, uma grande marcha será realizada para denunciar a hipocrisia dos governos nas discussões sobre a crise ambiental. O protesto deve ser engrossado por profissionais da educação e estudantes em greve.

Rio+20 e a farsa ambiental
Entre os dias 13 e 22 ocorre também a Rio+20, uma reunião da ONU com quase todos os países do mundo para discutir “como o mundo pode crescer economicamente, tirar pessoas da pobreza e preservar o meio ambiente”. O evento ocorre exatamente vinte anos após a Eco-92, mas não há nada a comemorar, pois o aquecimento global cresce e pode levar a uma catástrofe ambiental.

Enquanto 96% da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa são relacionados com a produção industrial, os governos tentam jogar a culpa dos problemas ambientais na população.

Além disso, países como Estados Unidos, Alemanha e China não participam do evento, pois acreditam que mesmo as metas rebaixadas podem atrapalhar seu crescimento.

“O discurso da sustentabilidade é muito utilizado, mas os capitalistas não se preocupam com o meio ambiente, apenas querem seguir lucrando”, afirma o diretor do Sindicato João Batista Arruda.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®