Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 985 | De 27 de Março a 02 de Abril de 2012

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Rodrigo Corrêa - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Impera Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Economia

É preciso fazer mudanças na política econômica do governo Dilma

Está cada dia mais evidente que o país passa por um cenário de desaceleração do crescimento. Isso significa que a economia do país segue crescendo, mas em um ritmo menor do que nos últimos anos.

Os dados do PIB (Produto Interno Bruto) confirmam isso. Em 2010, o PIB cresceu 7,5%. Já em 2011, esse número caiu para 2,7%, muito abaixo da previsão do governo, de 5%.

Mas essa desaceleração não fez com que as empresas deixassem de lucrar. A construção civil, por exemplo, continua com forte crescimento, devido às obras do PAC, da Copa do Mundo e das Olímpiadas. Já a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) estima um crescimento entre 5% e 7% este ano.

Mesmo assim, os empresários, a pretexto da crise econômica mundial, se aproveitam para realizar reestruturação e demissões e lucrar ainda mais.

Vista grossa
Apesar de tudo, o governo continua dando isenções de impostos aos patrões, como a desoneração da folha de pagamento e a redução do IPI para vários setores.

Isso significa que o governo tem destinado dinheiro da população para financiar as demissões e os ataques aos direitos.

“Infelizmente, o governo Dilma, ao invés de só beneficiar patrão, deveria defender os trabalhadores e os empregos”, afirma o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

“O governo tem de garantir estabilidade para os trabalhadores, melhores salários, redução da jornada sem redução de salários. Além disso, deveria cortar qualquer tipo de benefício para as empresas que demitem”, finaliza.

O Sindicato e a CSP-Conlutas estão junto com os trabalhadores para exigir a mudança da política econômica do governo Dilma. Não podemos aceitar mais esse ataque!

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®