Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Daniel Perseguim. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137
Em defesa dos direitos
A demissão de trabalhadores lesionados pela GM foi denunciada, na última quinta-feira, dia 15, em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. A denúncia foi feita pelo secretário geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates, o Mancha, que esteve presente representando também a CSP-Conlutas.
A audiência colocou em discussão a segurança dos trabalhadores brasileiros. Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social, em 2010, ocorreram 700 mil acidentes de trabalho no Brasil.
Em nossa região, a GM é a indústria metalúrgica que mais lesiona trabalhadores. O desrespeito à saúde do trabalhador pela montadora foi relatado por Mancha aos senadores. Ele reafirmou o fato de a GM descumprir a cláusula do Acordo Coletivo que garante a estabilidade aos companheiros portadores de doenças ocupacionais.
Demissões vão a julgamento
O Tribunal Regional do Trabalho realizou, na última terça-feira, dia 13, uma audiência de conciliação entre GM e Sindicato para discutir a situação da demissão de lesionados. A montadora, entretanto, se recusou a fazer qualquer acordo. O caso, agora, vai a julgamento, mas ainda não há data marcada.