Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 983 | De 13 a 19 de Março de 2012

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Daniel Perseguim. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Vitória

Trabalhadores da GM vão às urnas e elegem cipeiros de luta

Os metalúrgicos, mais uma vez, elegeram trabalhadores de luta para ocupar a CIPA na GM.

Entre todos os eleitos, 14 são apoiados pelo Sindicato. Já, entre os 12 cipeiros titulares, 7 tiveram o nosso apoio. O número representa 58% das vagas.

A opção dos trabalhadores foi pelo compromisso com a defesa de melhores condições de saúde, emprego e direitos.

Interferência da empresa
De forma arbitrária, a General Motors interferiu na organização dos trabalhadores e impediu que dois candidatos apoiados pelo Sindicato (Alemão/Powertrain I e Ricardo/S-10) participassem da eleição.

A tentativa da GM em formar uma CIPA pelega tem uma clara explicação.

A montadora é a empresa que mais lesiona. Somente em 2011, foram abertas 385 CATs.

“Os trabalhadores garantiram a eleição de CIPA de luta e, agora, é hora da unidade de todos os cipeiros eleitos para organizar a resistência aos ataques da empresa”, avalia o presidente eleito do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.


TRT discute demissão de lesionados da GM

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, realiza nesta terça-feira, dia 13, uma audiência de conciliação para discutir a demissão de lesionados feita pela GM, no último período.

A audiência é em resposta ao pedido de dissídio coletivo que o Sindicato deu entrada, exigindo a reintegração de todos os trabalhadores lesionados que foram demitidos durante e depois do PDV (Programa de Demissão Voluntária) aberto em outubro do ano passado.

Ao demitir os lesionados, a GM descumpriu a cláusula 40 do Acordo Coletivo, que garante a estabilidade desses companheiros até a aposentadoria. O próprio Ministério Público do Trabalho considerou as demissões irregulares.

Uma comissão de trabalhadores vai a Campinas acompanhar a audiência no Tribunal.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®