Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

Voltar para Página Inicial

Jornal do Metalúrgico

  • Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Imprimir
  • Enviar por e-mail

Versão em PDF

Edição 982 | De 06 a 12 de Março de 2012

Expediente

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Daniel Perseguim. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

8 de março

Dia Internacional da Mulher é dia de luta

Atos que acontecem em São José, no dia 6, e em São Paulo, no dia 8, levarão mulheres às ruas

Na próxima quinta-feira, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Um dia de luta contra o machismo, a opressão e a exploração capitalista, que tanto penalizam as mulheres em todo o mundo.

É um dia de sair às ruas para reivindicar mais direitos, como creche gratuita, ampliação da licença maternidade para seis meses em toda empresa, salário igual para trabalho igual e pelo fim da violência doméstica, que atinge milhões de mulheres em todo o país.

“Este é um dia de luta, em que as mulheres devem estar juntas, unidas contra todo o tipo de opressão”, disse a diretora do Sindicato e coordenadora do Movimento Mulheres em Luta, Rosangela Calzavara.

Como surgiu
O dia 8 de março surgiu em 1910, na Conferência de Mulheres Socialistas, em homenagem às 129 operárias da fábrica Cotton de Nova York, nos Estados Unidos, que morreram queimadas por um incêndio provocado pela empresa que queria reprimir a greve das trabalhadoras.

Em 1917, essa data ganhou ainda mais sentido quando as trabalhadoras e donas de casa russas saíram às ruas exigindo o fim da guerra e melhores condições de vida. Por sua importância, em 1921, a Conferência das Mulheres Comunistas, realizada em Moscou, adota o dia 8 de Março como o Dia Internacional das Operárias, data que fica mundialmente conhecida como o Dia Internacional da Mulher.

Atos em São José, dia 6, e em São Paulo, no dia 8, marcam data

Uma passeata organizada pelo Movimento Mulheres em Luta, da CSP-Conlutas, Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Intersindical, Movimentos Populares, Unidos, PSTU, PSol e Mulheres do PT acontece nesta terça-feira, dia 6, dando início às atividades pelo Dia Internacional de Luta da Mulher.

A ideia do “Somos Todas Pinheirinho” é apoiar a luta das mulheres que foram expulsas do Pinheirinho, protestar contra a violência ocorrida durante a desocupação e reivindicar do governo Dilma a desapropriação da área.

A passeata deve sair às 13h, na Avenida Nove de Julho (em frente ao Tênis Clube), em São José.

Ato unificado
Em São Paulo também acontece um ato unificado na quinta-feira, dia 8. A concentração será a partir das 14h, na Praça da Sé. Todas as trabalhadoras estão convidadas.

Busca por palavras

Busque o jornal por edição

Veja todas as edições



Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP | Telefone: (12) 3946.5333 | Fax: (12) 3922.4775.
© 2019 Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região - Todos os direitos reservados | Desenvolvimento Web: ClickNow®