Edição 980 | De 14 a 22 de Fevereiro de 2012

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edição: Ana Cristina Silva - Redação: Douglas Dias, Eliane Mendonça e Shirley Rodrigues. Editoração Eletrônica: Bruno César Galvão Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Eleição dias 29 de fevereiro e 1º de março

Comissão garante transparência e democracia em eleição sindical

Há pouco mais de duas semanas para a eleição no Sindicato, a Comissão Eleitoral já está com quase tudo pronto para os dias do pleito, em 29 de fevereiro e 1º de março.

Os roteiros das urnas e o modelo das cédulas já foram apresentados aos representantes das duas chapas concorrentes. Também já estão estabelecidos os prazos de inscrição de mesários e fiscais que participarão da eleição.

O coordenador da Comissão Eleitoral, João Zafalão, concedeu uma entrevista ao Jornal do Metalúrgico e falou sobre tudo o que está acontecendo antes da eleição.

Jornal do Metalúrgico - A eleição no Sindicato é um momento de grande importância para a categoria metalúrgica. Como a Comissão vem conduzindo o processo eleitoral para garantir a democracia e transparência do pleito?
João Zafalão
- Nós realizamos reuniões periódicas com as duas chapas para que tudo fique bem claro. Garantimos o direito à informação e ao acompanhamento de tudo o que se refere aos procedimentos eleitorais. Nada é feito sem a discussão com as chapas concorrentes. Além disso, seguimos rigorosamente o Estatuto do Sindicato. Nada pode ser desrespeitado.

JM- Por que os metalúrgicos devem participar da eleição?
Zafalão
- Porque são eles que devem decidir o futuro do Sindicato. Escolher a diretoria que estará no comando da entidade é um direito legítimo do trabalhador e pode fazer toda a diferença nos rumos das lutas da categoria nos próximos três anos. Os metalúrgicos têm de estar conscientes da importância de seu voto e fazer parte desta história.

JM - Algumas empresas tentam dificultar o acesso dos trabalhadores às urnas como, por exemplo, abrindo férias coletivas para que eles não estejam na fábrica no dia da eleição. O que o trabalhador deve fazer nesse caso?

Zafalão - Nós vamos manter urnas na sede e em toda as subsedes do Sindicato para garantir que todo trabalhador possa votar. Quero inclusive deixar aqui meu recado para esses trabalhadores: não deixe que os patrões decidam por você. Vá às urnas e exerça seu direito ao voto.